Brasil
Projeto eleva busca por parto normal
Publicado: 00:00:00 - 18/11/2016
Atualizado: 23:23:14 - 17/11/2016
O programa pretende conter o crescimento do número de cesáreas, verificado nos últimos anos e ampliar o número de partos não cirúrgicos, diz a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira. A cesárea se tornou a principal forma de parto na rede privada.
O projeto atuou de forma a reorganizar o modo de trabalho das instituições participantes. “A gente precisou trabalhar a capacitação, trabalhar modelos para isso, resgatar o plantonista nos hospitais. Resgatar o papel da enfermeira obstetra. Resgatar a equipe de profissionais”, destaca Martha. De acordo com a médica, “esse projeto nasceu de um pleito das mulheres, que entraram com uma ação civil pública”.
Além das mudanças organizacionais, foram feitas diversas alterações nos procedimentos em relação à gestante. Evita-se o uso de medicamentos para diminuir a dor, com o uso de outros métodos, como a movimentação dentro do quarto. Os apartamentos são equipados com banquinhos, bolas e banheiras para serem usados como alívio durante o trabalho de parto. As mulheres não precisam ficar em jejum e a presença de um acompanhante é obrigatória.
Leia também
Plantão de Notícias
- 08:04 Policial civil é raptado e executado na Grande Natal; Polícia garante apuração
- 08:00 Circular não vai às ruas e alunos são afetados nesta sexta-feira (1º)
- 06:43 Libertadores: Fortaleza joga bem, mas não passa de empate no Castelão
- 06:36 Brasil derrota Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo
- 06:32 Senado aprova PEC com pacote de auxílios a carentes e a caminhoneiros
- 00:01 Gente Que Acontece
- 00:01 Ângela Castro põe sua versatilidade sonora em cena no EP 'Caleidoscópica'
- 00:01 Meu Seridó conduz o sertão ao Riachuelo
Jornal Impresso
Edição do dia:
