sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Projeto escolar preserva macaco-prego

- Publicidade -

O interesse pela leitura e escrita vem sendo aumentado significativamente em uma escola situada em Patu (RN). O projeto “Cada Macaco no seu galho”, coordenado pela professora Vioneide Linhares e alunos do Pibid Letras da UERN, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, os alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, estão avançando na escrita através de textos jornalísticos tendo como base situações que acontecem na realidade do cotidiano.
Estudantes do ensino fundamental visitam habitat do macaco-prego na Serra do Lima, em Patu
O tema escolhido pelos próprios alunos diz respeito ao acompanhamento do “Macaco-prego”, espécie de macaco existente na Serra do Lima, em Patu. O objetivo imediato é conhecer mais sobre essa espécie de macaco e produzir uma reportagem com a finalidade de transmitir informações para a comunidade e visitantes do município. Dessa forma, os estudantes avançam na prática da produção de textos e contribuem com a preservação da espécie que corre risco de extinção.

Os macacos, que se encontra praticamente dentro da área urbana de Patu, estão cada vez mais próximos da população que, sensibilizada pela dificuldade natural de escassez devido à seca, chega a oferecer alimentos a eles. Essa atitude de ajuda quebra regras de comportamento dos animais e os coloca em risco de transmissão de doenças. A observação da presença dos animais, cada vez maior, no setor urbano e junto à comunidade, gerou o interesse dos alunos pelo tema e também o nome do projeto: “Cada Macaco no seu galho”.

 O trabalho dos alunos está sendo feito através de pesquisas, entrevistas e visitas ao próprio habitat do macaco-prego na Serra do Lima. Os alunos estão produzindo textos para informar a população sobre como vivem os macacos, os cuidados que devem ser tomados com suas aproximações junto à população, e também indicam soluções para a preservação dos animais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas