quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Projeto Rancho Cultural é inaugurado em Diogo Lopes

- Publicidade -

PRAIA - Diogo Lopes ganhará espaço para atividades de lazer e um museuAs comunidades de Diógo Lopes e Barreiras, ambos pertencentes ao município de Macau, ganham a partir de hoje uma espécie de centro cultural. O “Rancho – Centro de Desenvolvimento Sustentável”, vai oferecer infraestrutura para atividades culturais e de lazer. O espaço tem patrocínio da Petrobras e Governo do Estado através da Lei Câmara Cascudo, e conta com apoio da prefeitura de Macau. O Centro foi realizado em parteria com o Ama-Goa de Cultura e Meio Ambiente.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Petrobras, o espaço tem 800 metros quadrados de área destinada à instalação de um teatro, salas de aula e oficinas de arte, lojas de artesanato, cursos de informática. Além de oficinas de beneficiamento do pescado, realizadas em parceria com o projeto “Em Torno da Mesa”, do Programa Petrobras Fome Zero.

O Centro beneficia diretamente as comunidades situadas no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, e adjacentes. Além dessas atividades, o restaurante do Rancho estará aberto ao público nos finais de semana.

Dentro do espaço foi construído o Museu do Pescador para a exposição de peças utilizadas na pesca artesanal, criadas desde a formação dessas comunidades.

Por falta de local adequado essas peças têm sido guardadas nas residências dos pescadores. A criação do Museu permitirá a preservação e a exposição permanente desses artefatos.

O Centro se destina também à formação de grupos de teatro, dança e música, com enfoque na cultura regional, e à capacitação de artesãos e guias mirins para o ecoturismo da região.

Instalações físicas adequadas e pessoal treinado em atividades como artesanato e cozinha regional promoverão a preservação da cultura local, garantindo a geração de renda necessária para a auto-sustentabilidade do projeto.

A programação de inauguração é a seguinte: 10h – Hino Nacional Brasileiro com a filarmônica Monsenhor Honório, de Macau; 10h10 – Apresentação dos poetas Antônio Francisco e Paulo Varela; 10h20 – Apresentação de Teatro do Programa de Criança de Macau; Espetáculo: O Homem da vaca e o Poder da Fortuna, de Ariano Suassuna; 10h50– Composição da mesa; 11h30– Encerramento; 11h35– Visitação às dependências do Rancho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas