sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Projeto vai melhorar o fluxo do transporte urbano

- Publicidade -

CBTU - José Fernandes diz que projeto trará um bem socialProjeto envolvendo Governo do Estado, Prefeitura e Ministério das Cidades promete melhorar as condições de acesso e fluxo do transporte urbano na zona norte da Natal.

Entre as obras estão previstas a construção de estações de transferência, viadutos, passarelas, reforma das estações de trem com adaptação para integração entre trem e ônibus, bem como, a implantação de uma ciclovia ao logo da linha férrea, partindo de Igapó até os limites do município com Extremoz.

A obra, orçada em 64 milhões, terá financiamento do Ministério das Cidades, através do Pró-Transporte e contra partida do Governo do Estado. O projeto envolverá a Companhia de Trens Urbanos (CBTU), Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER) e Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STTU).

Para o superintendente da CBTU, José Fernandes, as obras, além de melhorarem o fluxo do trânsito na região, vão promover um bem social barateando o custo de locomoção da população, não só da Zona Norte, mas também da Região Metropolitana. “Para se ter uma idéia, uma pessoa poderá pegar um trem em Ceará-Mirim, ser transferido para um ônibus na Zona Norte e chegar até Ponta Negra com apenas uma passagem”.

A assinatura dos contratos, entre Governo do Estado e Ministério das Cidades, para o início das obras está previsto para o dia 24 de abril. As obras devem começar já em junho.

Pensando no crescimento acelerado da Região Metropolitana e conseqüentemente na organização do sistema de transportes, o Governo do Estado, através do DER, está com licitação aberta para a contratação de serviços técnicos de engenharia tendo como objetivo a elaboração do Plano Diretor de Transportes Metropolitanos.

Com o Plano Diretor, previsto para ser posto em prática em 2008, pretende-se orientar os governos estadual e municipais a desenvolverem uma ação articulada e consistente em prol de um sistema de transportes que garanta aos cidadãos segurança, conforto, comodidade, confiabilidade e acessibilidade, com custos compatíveis aos seus níveis de renda, além de dar suporte aos fluxos de transporte de mercadorias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas