quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Projeto Via Livre pretende desafogar trânsito próximo às escolas

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai lançar nesta quinta-feira, às 10h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Logistas, o projeto Via Livre nas Escolas. A idéia partiu dos frequentes congestionamentos e desrespeito às normas de trânsito nas redondezas das escolas particulares de Natal nos horários de entrada e saída dos alunos. De acordo com o titular da Semob, Kelps Lima, o lançamento irá contemplar apenas o plano inicial e que as ações a longo prazo serão discutidas com pais e com as escolas.

Congentionamento em frente ao colégio CEI

Ainda segundo o secretário, o prazo para que todos os problemas no trânsito na região das escolas sejam resolvidos é o início do ano letivo em 2010. Após esse prazo será feita uma intensa fiscalização, incluindo a aplicação de multas. “Esse é um problema histórico que nós estamos tentando resolver com as escolas. Claro que a gente poderia sair simplesmente multando todo mundo, mas a nossa real intenção é resolver o problema”, diz Kelps Lima.

No lançamento do projeto, será proposto o treinamento de monitores para auxiliar na saída dos alunos das escolas, além de uma campanha de orientação aos pais para engajá-los no processo. Segundo o secretário da Semob, o trabalho será realizado em todas as escolas da cidade e não apenas nos pontos mais problemáticos. Outro trabalho que será realizado é o incentivo aumento do número de transportes escolares. “Cada transporte escolar significa 10 carros a menos nas portas das escolas. É um ganho importante e por isso iremos fazer uma parceria com a Cooperativa de Transporte Escolar para incentivar esse mercado”, encerra Kelps Lima.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas