sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Promessas do novo ministro

- Publicidade -

Antonio Roberto Rocha
[email protected]

Colocar o turismo no centro da agenda política e econômica do governo. Esta será uma das prioridades da gestão do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que recebeu o cargo na quarta-feira passada (2) do antecessor Vinicius Lummertz em cerimônia realizada em Brasília. A continuidade de ações e programas que vêm gerando resultados, como o Prodetur + Turismo, visto eletrônico e concessões de parques naturais, também estão na agenda do novo titular da Pasta.
No discurso de posse, o ministro ressaltou a importância do setor como um vetor para geração de emprego, renda e desenvolvimento do país. Fez um agradecimento especial ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança e disse que, mesmo antes de tomar posse na Presidência, ele já havia demonstrado “grande visão e sensibilidade” com a manutenção do Ministério do Turismo como uma pasta exclusiva na Esplanada dos Ministérios.

“Assumo um dos maiores desafios da minha vida pública e me sinto honrado com a oportunidade de contribuir para este Governo que se inicia e que, certamente, fará mudanças estruturantes em nosso país”, disse Marcelo Álvaro Antônio para uma plateia composta por parlamentares, prefeitos, membros do Conselho Nacional de Turismo e do corpo diplomático, servidores do Ministério do Turismo e da Embratur, familiares do novo ministro, entre outros.

Entre os desafios de sua gestão, ele pretende melhor aproveitar as vantagens comparativas do país, reduzir o custo Brasil, dar prosseguimento às ações de ampliação da conectividade aérea, melhorar o ambiente de negócios e incentivar o empreendedorismo com a redução da burocracia. “É hora de transformar todo o vasto potencial do Brasil em retorno econômico”.

Ao transmitir o cargo ao novo ministro, Vinicius Lummertz fez um balanço da sua gestão. Apontou como conquistas importantes a implantação do visto eletrônico, com crescimento de 40% na concessão para turistas do Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália; os novos acordos de céus abertos com países como os EUA, Holanda e Grã-Bretanha; a entrada de empresas de baixo custo no país; e a edição de Medida Provisória que abre o mercado de aviação a empresas internacionais.

O ex-ministro citou ainda a isenção de impostos de importação para parques temáticos e a flexibilização das leis trabalhistas. Ele atribuiu esses avanços ao trabalho conjunto do MTur com as entidades e empresas do setor de turismo. O ex-ministro, nomeado secretário de Turismo do Estado de São Paulo, manifestou ainda “um sentimento de fé nesse novo momento do Brasil”.

Durante a transmissão de cargo ocuparam lugar no palco o deputado Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; e o presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, Alexandre Sampaio, que representou as entidades do setor de turismo.

Paraíba luta por polo hoteleiro
O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), disse que o Estado tem grandes desafios no setor turístico, a começar pela construção de hotéis no Distrito Turístico de João Pessoa, no Complexo do Centro de Convenções de João Pessoa.

“Avançamos na parte legal, mas havia impedimento do Ministério Público Federal, que impedia a construção de hotéis. Tivemos que criar ao longo dos anos condições para liberação do empreendimento. Primeiro, com licenciamento ambiental. Depois, com a criação do parque das trilhas, com mais de 500 hectares, para permitir a compensação ambiental para as áreas que serão desmatadas”, afirmou o governador. Ainda segundo Azevedo, o Governo da Paraíba irá construir a sede da Polícia Ambiental dentro do parque.

A implantação do Pólo Turístico do Cabo Branco foi idealizada ainda na década de 1980. O projeto prevê a instalação de hotéis e diversos serviços voltados ao segmento turístico na região onde está situado o Centro de Convenções. A Cinep (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba) pode oferecer linhas de crédito para as empresas que estejam interessadas em investir na área do Distrito Industrial do Turismo de João Pessoa.

Natal fora do ranking da Booking
A Booking.com, líder mundial em conectar viajantes, analisou as milhões de reservas na plataforma e separou alguns rankings que mostram onde os viajantes brasileiros estiveram no Natal e Ano Novo, considerando o período de 21 de dezembro de 2018 a 4 de janeiro de 2019.

Dentre os viajantes que ficaram no país, as principais escolhas de destinos domésticos foram, pela ordem, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Gramado, Salvador, Fortaleza, Paraty, Curitiba e Ubatuba. Já para os que viajaram para outros países, as cidades internacionais mais reservadas foram Buenos Aires, Lisboa, Montevidéu, Santiago, Orlando, Nova York, Paris, Punta del Este e Roma.

Voos internacionais crescem 8%
Em 2018, 63.788 voos internacionais foram registrados no Brasil, número que corresponde a 8% em relação ao observado durante todo o ano de 2017. Os dados são da Análise da Malha Aérea Internacional da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), preparada mensalmente a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas.

Todas as regiões do País registraram aumento no número de voos e assentos disponíveis. No Sul o crescimento foi de 36% de frequências e 32% de vagas. No Nordeste foi de 20% de voos e 18% nos assentos. No Norte foram 1.430 voos diretos, 13% a mais quando comparado ao mesmo período de 2017, e houve, também, um aumento de quase 18% nos assentos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas