quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Pronatec abre inscrições em Natal

- Publicidade -

A Escola de Enfermagem de Natal (EEN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realiza matrículas para cursos gratuitos de qualificação profissional. O curso é feito em duas etapas, visando à formação inicial e continuada dos candidatos. As matrículas podem ser feitas no período de 23 a 31 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Enfermagem de Natal.
Cursos para formação de pessoal na área da saúde serão realizados de segunda a sexta-feira e terão duração máxima de três meses
A primeira etapa de inscrições vai até o dia 27 de julho, e os candidatos podem optar pelos cursos de Formação Inicial na área de Análises Clínicas e Agente Comunitário de Saúde.

Já para a segunda etapa, que prossegue até o dia 31 de julho, a Escola de Enfermagem disponibiliza cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas áreas de Cuidador Infantil (vespertino), Cuidador de Idoso (noturno), Recreador (matutino e vespertino) e Higienista de Serviços de Saúde (noturno).

Segundo a coordenação do Pronatec na Escola de Enfermagem, os cursos oferecidos são gratuitos e as atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, com duração de dois ou três meses, dependendo da carga horária do curso escolhido.

Além disso, podem se inscrever beneficiários do Cadastro Único ou de Programas de Transferência de Renda. Os interessados deverão procurar a Escola de Enfermagem, portando o Número de Inscrição Social (NIS), Registro Geral (carteira de identidade) e CPF.

A coordenação informa ainda que os estudantes do ensino médio selecionados na primeira chamada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) que devem comparecer à EEN portando RG e CPF, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Fim de férias e revisão para  retomar o fôlego nos estudos

Os alunos em preparação para o vestibular podem aproveitar os últimos dias de férias para revisar os conteúdos, visitar as faculdades que se pretende fazer o vestibular e assistir filmes e peças que ajudem a entender contextos históricos e atualidades.  De acordo com a coordenadora de vestibular da Trevisan Escola de Negócios, Letícia Bechara, é possível conciliar atividades prazerosas com o parendizado. “Aproveite esse momento também para refletir sobre a forma que você aprende”, disse. Já parou para pensar sobre isso? Se a resposta for sim, faça uma auto-avaliação e procure os melhores mecanismos.

Observe se você é uma pessoa mais auditiva, visual ou cinestésica. Como isso pode impactar nos estudos? A coordenadora dá dica: é preciso analisar quais as experiências educacionais foram mais marcantes. “É interessante o aluno levantar se foi uma aula com vídeo, apresentações. Quais experiências? O que fica na sua cabeça depois da semana de provas?”, orienta.

A neurociência hoje tem contribuído significativamente  nesse aspecto. Quanto mais entendemos sobre o funcionamento do cérebro, mais podemos potencializar seu uso.

As nossas memórias são registradas através dos nossos sentidos, e quanto mais sentidos usamos, mais intenso o registro, daí a importância de utilizar o máximo de recursos disponíveis.

Nosso cérebro funciona através de hábitos, quanto melhores nossos hábitos, mais sucesso na vida pessoal e profissional. Crie hábitos de estudo e de leitura, atividades físicas, alimentação e outros que ao longo da vida, podem trazer muitos benefícios.

Dicas

Como tornar o cérebro um aliado do aprendizado

• Abuse de gráficos, imagens e desenhos;

• assista a vídeos sobre o assunto que cairá na prova;

• faça um mapa mental sobre a matéria: imagens e palavras juntas;

• leia o conteúdo em voz alta;

• monte um grupo de amigos para debater a matéria;

• grave o assunto e produza áudios;

• utilize as redes sociais como Skype, MSN, YouTube para trocar experiências com os amigos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas