quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Propostas dos candidatos para turismo e desenvolvimento

- Publicidade -

O turismo é um principais setores da economia de Natal. A cidade tem uma das maiores redes hoteleiras da região e um potencial turístico com capacidade para gerar  mais empregos e renda. Por isso, o setor é abordado pelos diferentes candidatos à Prefeitura. O momento mais grave da pandemia deixou os hotéis praticamente paralisados e restaurante com atendimentos apenas remoto. O segmento agora busca a retomada. No feriado do dia 12 de outubro, a ocupação já foi de 85% na rede hoteleira. Nos programas de governo, registrados no Tribunal Regional Eleitoral, as propostas incluem melhorias da infraestrutura, incentivos ao empreendedorismo e às atividades culturais para que se tenha mais opções de entretenimento para os visitantes. Leia, abaixo, um resumo dos principais pontos, do que foi registrado pelos candidatos para o turismo e desenvolvimento econômico.
Candidatos à Prefeitura do Natal apresentam propostas para turismo e desenvolvimento
Álvaro Dias (PSDB)
“Dois grandes projetos em andamento irão dar uma grande contribuição ao turismo em nossa cidade. A engorda da praia de Ponta Negra, que sofre com o avanço do mar e a consequente perda de espaço para banhistas. O projeto do Terminal Turístico da Redinha irá dotar a praia de um mercado moderno, centro de artesanato, passeio largo e um deck para eventos. Vamos incentivar o desenvolvimento da cidade, não olhando apenas o lado econômico, mas levando em conta a preocupação social e a preservação do meio ambiente. O turismo, como principal atividade econômica, continuará a ser prioridade da gestão pela capacidade de geração de empregos. Articular facilitação em parceria com outras Instituições, visando o acesso dos pequenos negócios ao crédito e aos serviços financeiros e implantar a Sala do Empreendedor.”

Kelps Lima (Solidariedade)
“Vamos desenvolver um super  portal  do  turismo – à  altura  da  história,  da  cultura  e  da vocação turística da cidade, desenvolver um programa abrangente  de  qualificação dos elos  da  cadeia  do  turismo e à agregação de valor (cultural e financeiro) ao setor.E com  os  mesmos  segmentos,  desenvolver  o Plano Estratégico  do Turismo,  com metas  claras  para  cada  ano  da gestão,  e  atribuíveis  a todos  os  segmentos envolvidos. O  Município   pode  muito  bem  atuar na intermediação  de financiamentos  para  o  pequeno  empreendedor.  Não como garantidor, mas  orientando  e  preparando  o  microempreendedor sem custos, para se credenciar junto às melhores linhas de crédito. Vamos   incentivar,   treinar e   fomentar,   fortemente,   a   formação   de   grupos   de produtores,  para  que seus produtos  ou  serviços  ganhem  em  qualidade  e margem  de  lucro”.

Delegado Leocádio (PSL)
“A  nossa  proposta  é  de  arrumação  da  nossa  cidade. Nossa  vocação  será  direcionada  ao  turismo  de  famílias  e  o  corporativo, aproveitamento  de espaços públicos, revitalizar o uso e ordenação das praias urbanas. Revisão dentro da competência municipal de regras de impacto ao empreendedorismo (afetem a liquidez e disponibilidade de capital; tributaria e regulatória; promoção de cultura e educação empreendedora, aumento de acesso ao empreendedorismo e promoção do foco no empreendedor de alto impacto, desenvolvimento de currículo, recursos e métodos de ensino, treinamento e desenvolvimento de professores, alocação de recursos financeiros e estabelecimento de parcerias com as empresas e comunidade local.”

Hermano Morais (PSB)
“Estimular um   dos  vetores  de  desenvolvimento,   ainda  pouco   explorado   pelas  gestões municipais,  a  economia   criativa,  além  do  imensurável  ganho  para  as  pessoas,  humaniza  a  cidade,  emprega  multiprofissionais. Natal deve ir além de suas belezas naturais, investindo nos diversos usos possíveis de suas vocações locais, só precisa ser impulsionada e organizada para que se torne  uma verdadeira  potência. Criar  programa   de  fortalecimento   dos  Arranjos  Produtivos   Locais  (APLs)  e propiciar  a  gestão  em  rede  com  a  participação  de  todos  os  interessados  da cultura, enquanto  modo  de vida, das expressões artísticas e do turismo; Implantar  o programa  “EMPREENDE NATAL” com  a criação  de  um  novo  parque tecnológico com atuação nas áreas de tecnologia da informação, comunicação e da economia  criativa no  Bairro  da Ribeira, integrando  a otimização  da estrutura  do parque  tecnológico já existente”.

Senador Jean (PT)
“A administração municipal possui papel determinante na ativação do potencial econômico, permitindo que trabalhadores e empreendedores possam produzir riqueza e avançar em seus projetos de vida. Natal é uma cidade que atrai não apenas turistas, mas empreendedores, trabalhadores e consumidores de todo o mundo. Diante do “novo normal”, será necessário reativar arranjos produtivos tradicionais e conceber novos arranjos para poder gerar empregos, garantir apoio à produção e serviços locais e fortalecer as comunidades, sobretudo periféricas. Vamos criar o Programa de Reordenamento e Revitalização dos Corredores Comerciais e do Comércio de Rua, apoiar o associativismo, o cooperativismo e as feiras livres de todos os campos produtivos; Implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa Municipal, priorizando o capítulo das compras governamentais.”

Carlos Alberto (PV)
“Diversificação   do produto  turístico é  necessário  para  Natal voltar  a  crescer  na atividade  e crie  geração  de  emprego  e renda para a população. A Prefeitura será parceira dos comerciantes nos projetos de revitalização urbana e comercial da cidade, criando um programa que    incentive    a    reforma    de    prédios subutilizados nas áreas centrais das cidades. Estimular o crédito de baixo custo para fortalecer os empreendedores e e ampliar o cooperativismo no município. Apesar dos dois projetos de ZPE no Rio Grande do  Norte  não  terem  avançados e  do  Parque Tecnológico em estudos, o Governo do PV irá voltar sua atenção para sua efetiva implantação. Temos que desenvolver uma sólida política de apoio  à  industrialização de  alimentos e  de confecções, produzir na cidade o máximo de alimentos e da roupa que usamos.”

Coronel Hélio Oliveira (PRTB)
“As propostas para devolver a pujança à nossa “Londres nordestina” serão as seguintes: criação de programa de arrendamento de propriedades imobiliárias do município para o estabelecimento de atividades econômicas em Natal com oferecimento de benefícios fiscais municipais, incentivos para o aumento da produção pesqueira, negociações para o aumento da oferta de crédito e melhorias para o escoamento e venda da produção e Incentivos para o aumento da produção pesqueira, negociações para o aumento da oferta de crédito e melhorias para o escoamento e venda da produção e aplicação do instrumento urbanístico ocupação urbana consorciada para desenvolver programas de ocupação nas áreas de baixa densidade de construção civil.”

Coronel Azevedo (PSC)
“O turismo faz  com  que  Natal  seja  uma  cidade  sempre  em expansão e desenvolvimento, influenciando diretamente na sua dinâmica social, urbana e econômica. Se  o  fato  de  ser  uma  capital,  já  a  torna  atrativa para investimentos em todas as áreas que uma população de quase um  milhão de habitantes precisa, a área do turismo impulsiona ainda mais o crescimento local, gerando emprego e renda para a cidade. Vamos implantar o projeto Viva Meu Bairro, aos moldes do que hoje ocorre com o ‘Viva o Centro de Natal’, cujos resultados mudaram a cara da região, melhorando não só o turismo local, como também,  por consequência,  a  segurança,  atraiu  investimentos  e  melhorou  a autoestima da comunidade local. Investir na cadeia produtiva do turismo.”

Afrânio Miranda (PODE)
Apoiar cooperativas, microempresas, microempreendedores  com e capacitação qualificada e benefícios fiscais e priorização de mão de obra local nas contratações públicas. Facilitação de crédito para o início do negócio e oferta de cursos profissionalizantes. Parcerias com o sistema S, CDL, instituições, públicas e privadas entre outras ações que possam ser realizadas nos 36 bairros de Natal.Apesar da beleza arquitetônica da cidade, muitos prédios estão abandonados e alguns pontos turísticos culturais desativados. Esse é um grande desafio para a nova gestão que vai ter um olhar de prioridade a esses equipamentos que revelam e dão uma credibilidade a uma Natal além Mar.”

Fernando Freitas (PC do B)
“O  desafio  é  estimular  o  empreendedorismo  e  a economia  solidária,  estabelecendo  um  diálogo  com  as  forças produtivas e econômicas  da  cidade;  tornar a  máquina  pública instrumento  prospectivo,  formulador  e fomentador  de  atividades econômicas que propiciem trabalho e renda. No turismo, redimensionar   o   “produto”   Natal,   para tanto, é necessário que se fortaleça o setor de restaurantes com cozinha típica do Nordeste, incentivar a diversão noturna, com programação cultural local. Muitas  ações  que  favorecem  ao  turismo  podem  acontecer  de  formar transversal, requer formação de mão de obra, segurança, aperfeiçoamento do sistema de transporte coletivo, adaptação dos estabelecimentos de saúde e vigilância sanitária e até mesmo os serviços urbanos, além de envolver o setor cultural.”

Nevinha Valentim (PSOL)
Natal  depende de recursos federais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mais de 60%de seu orçamento e não consegue produzir suas próprias políticas que atendam às demandas específicas da população, principalmente de mulheres, jovens das periferias. Instituir o Centro do Trabalhador para operacionalizar as políticas federais de emprego, trabalho e renda.   Implantar o Programa Prefeitura Solidária, com o intuito de incentivar o consumo de produtos advindos de unidades da economias solidária e de pequenos produtores. Promover isenção fiscal de impostos municipais (ISS e IPTU) para empresas que realizem, no mínimo, 40% de suas compras com cooperativas ou pequenos produtores.”

Rosália Fernandes (PSTU)
“Os dados demonstram que a cidade tem grandes possibilidades de desenvolvimento. No entanto, constata-se desemprego e pobreza nas quatro zonas da cidade. Para enfrentar a desgraça do desemprego e ao mesmo tempo melhorar os serviços públicos, defendemos: Isentar os desempregados de pagamento de água, luz, IPTU e transporte coletivo. Garantir uma cesta básica por mês a todo desemprego. Realização  de  um  Plano  de  obras  públicas  para  construir  escolas, creches,  hospitais,  casas  populares  e  fazer saneamento básico, propomos empregar todos desempregados de Natal e fundar uma empresa municipal de obras públicas. Construção  de  casas  para  todos  e  universalização  do  saneamento  básico, de  hospitais,  escolas, creches e rede de educação infantil, limpeza urbana.”

Jaidy Oliveira (DC)
“Na área de turismo pretendo diminuir tributos de setores que atuam com o turismo e investir  na  venda  da  imagem  de  Natal  com  polo  de  turismo  de  eventos, investir  nos  roteiros  turístico  dentro  da  própria  cidade e fazer  da  estrada  da Redinha um corredor turístico como a avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul da cidade. Também vamos desenvolver o empreendedorismo nas escolas a partir dos primeiros anos, até o ensino fundamental maior e a ainda criar   um   balcão   empreendedor,   onde   os   desempregados   da   pandemia do novo coronavírus (Covid-19) possam criar negociações e ofertar emprego na sua comunidade.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas