terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Propostas para anteprojeto do porto serão abertas hoje

- Publicidade -

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) abre nesta sexta-feira (25), a partir das 10h, as propostas da licitação para elaboração do anteprojeto de engenharia para ampliação do Porto de Natal. O projeto deverá apresentar um acréscimo de 220 metros de cais e retroárea, totalizando mais de 10 mil metros quadrados de ampliação. Também estão previstas as defensas dos pilares da Ponte Newton Navarro, que é um sistema de proteção contra colisões de embarcações.

O presidente da Comissão Permanente de Licitação da Codern, Laélio Pereira de Araújo, destacou que esta licitação é referente apenas ao anteprojeto. “O edital da obra do berço 4 e das defensas em si está previsto para julho, após a entrega do anteprojeto”, ressalta.

#SAIBAMAIS#De acordo com o presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, a expansão é necessária para permitir que navios maiores possam atracar no Porto de Natal, além de viabilizar que um número maior de navios possa acessar o cais ao mesmo tempo.

Questionado sobre o fato de que a ponte impede o acesso de navios mais altos ao porto, Pedro Terceiro ponderou que apenas nos casos de grandes navios de passageiros, com calado aéreo superior a 55 metros, haverá esse tipo impedimento. “Com a dragagem que foi feita, saímos de 8,5 metros para 12,5 metros de profundidade, permitindo a chegada de navios de carga maiores. Quando tivermos as defensas da ponte, que estão nessa licitação, será possível inclusive que esses navios possam chegar ao porto à noite”, explica.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas