quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Propostas para mudar o trânsito

- Publicidade -

Roberto Lucena – repórter

Uma espécie de consórcio de parlamentares formado pelo deputado estadual Kelps Lima (PR) e os vereadores Paulinho Freire (PP) e Rafael Motta (PMN) apresentou, na manhã de ontem, uma série de propostas para mudar o trânsito e transporte de passageiros em Natal e Região Metropolitana. O estudo, intitulado “Natal em Movimento – novos caminhos para a mobilidade urbana”, contém 22 sugestões, que vão desde a contratação de 300 agentes de fiscalização, elaboração de leis que priorizam o transporte e intervenções em algumas vias públicas. Os parlamentares garantem que as propostas representam baixo custo para a administração pública e terão impacto positivo maior que as grandes obras de mobilidade urbana.
Mão única englobando a avenida Salgado Filho com a avenida Prudente de Morais
O documento será entregue ao prefeito Carlos Eduardo e à governadora Rosalba Ciarlini. As ideias serão discutidas em audiências públicas na Câmara Municipal de Natal e na Assembleia Legislativa. “Queremos agilizar os trabalhos e marcar as primeiras audiências ainda em abril”, afirmou Paulinho Freire. “Queremos a parceria do Poder Executivo Municipal e Estadual para colocar as ideias em prática”, destacou Rafael Motta.

O estudo é resultado de um trabalho que durou três meses e envolveu uma equipe de técnicos e engenheiros sob a coordenação dos parlamentares. Kelps Lima, que já esteve à frente da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) por mais de um ano, afirmou que somente agora foi possível elaborar o documento. “A gente não esperava que as obras de mobilidade prometidas para Natal não sairiam do papel. Outra coisa, somente agora tenho a visão metropolitana do problema. Mas o estudo tem a mesma temática do projeto ‘Via Livre’ que coloquei em prática enquanto era secretário”, explicou.

Algumas das sugestões apresentadas ontem já foram debatidas em audiências públicas e são objeto de análise da atual administração como, por exemplo, a implantação de vias binárias. Mas há outras ideias. Os parlamentares vão pedir a colocação de um semáforo no cruzamento das ruas Mossoró e Campos Sales, instalação de uma rotatória na entrada do Centro Administrativo do Estado e mudança no semáforo existente no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Integração.

Edis sugerem criação de bilhetagem única para RMN

Um ponto que pode gerar discussão e recusa por parte da administração municipal é a solicitação de contratação de, pelo menos, 300 agentes de fiscalização do trânsito – os chamados “amarelinhos”. Atualmente, a Semob conta com 60 fiscais. O número, segundo a própria secretaria,  é insuficiente, porém, não há previsão de realização de concurso público. “É impossível pensar em mudanças sem a presença dos fiscais. A prefeitura precisa contratar pessoal”, disse Paulinho Freire.

Uma outra proposta pode causar polêmica entre os empresários de transporte coletivo. Trata-se da bilhetagem eletrônica única para os ônibus que circulam na Grande Natal. O assunto já foi discutido, inclusive, em audiências públicas na Câmara dos Vereadores e Assembleia Legislativa sem que  se chegasse a um consenso. “Não faz sentido nenhum um morador de São Gonçalo usar dois bilhetes diferentes para vir à Natal. Precisa mudar essa realidade”, disse Kelps.

Os parlamentares afirmaram ainda que as propostas representam um baixo investimento do Poder Público, mas vão gerar impactos significativos e positivos no trânsito da cidade. “Será mais importante que as grandes obras de mobilidade urbana que foram anunciadas e não saíram do papel”, colocou Kelps Lima. Na coletiva de imprensa realizada ontem, o deputado ainda fez críticas à alguns projetos previstos para a Copa do Mundo. “A obra da Roberto Freire, por exemplo, é um equívoco difícil de sair do papel. Poderiam investir aquela verba em outros locais”.

A reportagem tentou, sem sucesso, contato com a titular da Semob, Elequicina dos Santos, para ela comentar o assunto. A assessoria de imprensa do prefeito Carlos Eduardo informou que nenhuma audiência foi marcada pelos parlamentares, até à tarde de ontem, para a entrega do documento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas