sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Proteção a floresta está aumentando

- Publicidade -

Curitiba (AE) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse ontem, durante visita ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, que este ano houve uma redução de 30% no desmatamento no país, enquanto no processo eleitoral da reeleição anterior os desmatamentos tiveram aumento de 31%. “Era fundamental manter o punho forte nessa agenda, sobretudo quando se trata de desmatamento”, justificou.

O tema do desmatamento é um dos preferidos da ministra. Segundo ela, nos últimos dois anos a redução foi de 52%, em razão das políticas públicas implementadas. “Há alguns setores que tentam dizer que é apenas em razão dos preços das commodities, mas estamos fazendo levantamento para mostrar que, se não tivesse tido um plano de combate ao desmatamento, 13 ministérios trabalhando, orçamento de R$ 390 milhões até 2007 e trabalho integrado, aposto como não teríamos esse resultado”, acentuou.

De acordo com Marina Silva, foram inibidas 66 mil propriedades de grilagem, outras 1.500 empresas foram desconstituídas e 400 pessoas presas. “Se nada disso tivesse sido feito, só o preço das commodities não teria levado à queda do desmatamento em 52%”, afirmou. “E estamos trabalhando para que todo o desmatamento ilegal seja debelado”. Sobre o próximo mandato do presidente Lula, Marina disse que o grande desafio é a consolidação das diretrizes colocadas no setor na primeira gestão: desenvolvimento sustentado, controle e participação social.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas