sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Protesto anunciado: desfile reduzido

- Publicidade -

Roberto Lucena – repórter

No próximo sábado, milhares de pessoas, em todo Brasil, vão às ruas comemorar os 191 anos de independência do país. Esse ano, o evento deverá ser diferente. Por causa dos protestos marcados para acontecer no mesmo horário do desfilo cívico-militar, o número de participantes será menor em Natal. As escolas estaduais não vão participar do desfile e o número de militares desfilando também será menor. Por outro lado, Polícia Militar e Aeronáutica – responsável pelo desfile esse ano – garantem reforço na segurança.
Em Natal, o desfile cívico está marcado para acontecer a partir das 8h30 na Praça Pedro Velho (Praça Cívica). A Força Aérea Brasileira (FAB) é a responsável pela organização do evento em 2013
#SAIBAMAIS#O tradicional desfile de 7 de setembro, costumeiramente, reúne expectadores de todas as idades que assistem a passagem das forças armadas, polícias, escolas e outras instituições. Mas há um fato novo na edição desse ano. Embalados pelos protestos que marcaram o semestre passado, os grupos que reivindicam mudanças na política prometem realizar “o maior protesto da história do Brasil”.

Em Natal, o desfile cívico está marcado para acontecer a partir das 8h30 e o cenário da festa terá, mais uma vez, a avenida Prudente de Morais e a praça Pedro Velho (Praça Cívica) como pontos principais de concentração de pessoas. A Força Aérea Brasileira (FAB) é a responsável pela organização do evento em 2013.

Através de redes sociais, o grupo Anonymous articula a divulgação de protestos em pelo menos 140 cidades. No Rio Grande do Norte, há informações de manifestações programadas para Caicó e Mossoró, além da capital. Na pauta reivindicatória, vários temas. Entre eles: prisão dos mensaleiros, fim do voto obrigatório, aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e Lei de Combate à Corrupção. Mas outras temáticas deverão estar presentes no protesto.

Hoje, o coletivo #RevoltaDoBusão realiza plenária, às 17h, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para definir como será a participação do grupo durante o protesto. Alguns sindicatos de servidores estaduais confirmaram presença no evento. Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini assistirá o desfile do palanque reservado às autoridades cuja montagem já foi iniciada.

Segundo o tenente Andrews, do setor de Comunicação da FAB em Natal, a preocupação com a segurança está norteando a organização do evento. Será da FAB a responsabilidade pela segurança do palanque das autoridades bem como os militares e civis que desfilarão. “Não vamos fazer a segurança no entorno da praça Cívica. Nossa meta é garantir a segurança daqueles que estarão desfilando”, disse Andrews. O tenente confirmou a redução no número de militares participando diretamente do evento. “Por causa das manifestações, o desfile será menor”, colocou.

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) informou que a preocupação com a segurança e as informações de novos protestos no momento do desfile foram decisivos para cancelar a participação de 15 escolas no evento. Cerca de oito escolas municipais devem participar da solenidade.

O comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, garantiu que haverá reforços no policiamento antes, durante e após o desfile. O entorno da praça Cívica será monitorado desde as primeiras horas do dia. Apesar do reforço, o comandante acredita que não haverá confronto. “As pessoas vão para assistir o desfile. É um momento cívico. Se for preciso, vamos agir”, informou. A expectativa da organização é a de que 15 mil pessoas acompanhem o desfile.

O cortejo será aberto pela Marinha do Brasil seguido pelo Exército Brasileiro, FAB, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas