sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Prova atrai milhares de pessoas

- Publicidade -

As ruas de Natal foram banhadas por um mar azul de corredores que participavam da segunda edição Meia-Maratona do Sol. A prova reuniu mais de cinco mil atletas aficionados pelo pedestrianismo que, mesmo com a temperatura registrando 29 graus no momento da largada, conseguiram percorrer as provas dos 5Km, 10Km e 21Km. O evento teve início às 16h.
Mostrando que a prova em Natal já está consolidada no calendário nacional, milhares de pessoas se espremeram na hora de largar
Na categoria individual geral masculino, o vencedor foi Marcos Antônio Pereira, 37 anos, de Garanhuns (PE). Ele também venceu a Meia do Sol em 2014 e cumpriu os 21km em 01h08m11s. O pernambucano considerou, o percurso muito tranquilo. “Para quem se prepara com seriedade, não há grandes obstáculos”, disse. Marcos é colecionador de títulos: campeão sul-americano, venceu a Maratona do Rio de Janeiro e também a de Punta del Leste, entre diversas competições na América Latina.

Mostrando ser um estado de fortes concorrentes neste tipo de prova, a primeira colocação no feminino da categoria principal, também ficou com o estado de Pernambuco. Maria de Lourdes Ferreira de Sousa (Pretinha), 34 anos, representante do Sport Clube Recife competiu pela primeira vez a Meia do Sol e cumpriu o trajeto em 1h26m35s.

Maria de Lourdes conseguiu realizar uma prova de superação, uma vez que sofreu uma contusão muscular e disse ter treinado apenas dentro d’água para se poupar e conseguir participar da prova em Natal. “Larguei com muito receio e fui me poupando na primeira parte da prova, mas grudada no pelotão da frente. Na segunda parte vi que estava me sentindo bem e decidi apertar o ritmo. Ganhei a primeira colocação nos 17Km de prova e consegui segurar a ponta”, disse a representante do Leão da Ilha do Retiro.

A atleta elogiou a segurança como um ponto muito positivo na prova. “A meia maratona foi muito organizada, todo o percurso estava bem isolado. É muito bom competir quando a gente só precisa se preocupar com o nosso desempenho, e não com o trânsito por exemplo”, enfatizou.

As premiações somaram R$ 10 mil para os primeiros cinco lugares nas categorias principais. Devido a uma orientação da Federação de Norte-Rio-Grandense de Atletismo, as categorias de Faixas Etárias, Pessoas com Deficiência e Imprensa passarão por análise técnica para homologação do resultado, que só será divulgado após a conferência de todos os tempos. Conforme consta no regulamento.

Evento teve tipo variado de corredores
Além dos corredores profissionais, a Meia do Sol também ganhou a simpatia dos corredores amadores. Apenas com o hobby de correr pelas ruas, eles não quiseram ficar fora da festa, muitos deles sequer conseguiram fazer a inscrição, como o militar aposentado José Januário, 63 anos e atleta de Triatlon. Ele foi apenas mais um integrante da ala que os organizadores desse tipo de competição chamam da “turma da pipoca”.
Alcindo Pereira se confundiu com a virada dos 5Km e lamentou
Oficialmente 4.500 corredores realizaram o processo de inscrição, mas Gabriel Negreiros, um dos organizadores do evento fazia a estimativa de que pelo menos 2.500 pessoas participariam, da prova, apenas pelo desejo de correr.

“Gosto de participar desse tipo de prova, embora meu forte seja mais o triatlon. Recentemente fui campeão brasileiro de Triatlon Sprint, em Vila Velha (ES), prova organizada pelo Exército. Perdi o prazo de inscrições da Meia-Maratona do Sol, mas resolvi marcar presença de qualquer jeito”, afirmou Junuário.

O bancário Ricardo Gama, 50 anos, participou pela segunda vez da prova. “Gostei muito, fiz os 10k em 48 minutos. O evento foi bem organizado, o percurso escolhido foi muito bom e deu certo com a temperatura de Natal. Comecei correndo sozinho e decidi trazer a família para a Meia para incentivar a prática esportiva”, enfatizou, acompanhado da esposa Magnólia Gama e da filha Cinthya Mayse. A enfermeira Natalia Vieira, 24 anos, estreou na prova e soube do evento pelo contato com as amigas que já são corredoras. “Achei muito bom e divertido, já pretendo comparecer no próximo ano”, planeja.

Segundo Nivaldo Pereira, organizador da corrida, a pontualidade e o cuidado em cada detalhe são os pontos fortes da Meia Maratona do Sol. “Tudo é pensado no bem-estar completo do atleta. A infraestrutura ficou pronta no dia anterior e todas as interdições estavam efetivadas uma hora antes da largada, o que garante o cumprimento de todos os compromissos que firmamos ao oferecer a cinco mil pessoas a oportunidade de participar desse evento que organizamos com tanto apreço”, destacou. O sucesso do evento já garante a realização da terceira edição em 2016, com data marcada: 5 de novembro.

Colocação final
Confira a lista dos primeiros colocados por categoria

5Km
Feminino
1º) Ana Paula Silva do Nascimento
2º) Lucineide Ferreira das Chagas
3º) Telma Lúcia da Silva
4º) Maria da Conceição Moura
5º) Ludyene Clece S. Nascimento

Masculino
1º) Marciel Miranda de A. Silva
2º) Rafael Wanderley Nascimento
3º) Luan Tobias Santos da Silva
4º) Wilton da Silva Camboim
5º) Ivanildo Evaristo da Costa

10km
Feminino
1º) Maria Nazaré da Silva
2º) Maria Juliana S. do Nascimento
3º) Elitania Santos
4º) Maria Rejane de Araújo Cavalcante
5º) Jennys L. M. Barillas

Masculino
1º) Silvio Agostinho da Silva Filho
2º) Jozenildo Januário da Silva
3º) Jaime de Lima Pereira
4º) Aristóteles Lucena de Brito
5º) Klebson Gomes dos Santos

21km – Meia Maratona
Feminino
1º) Maria de Lourdes Ferreira de Sousa
2º) Sandra Maria Alexandre da Silva
3º) Sara Liberato Diniz de Lima
4º) Lucicleide Gabriel de Assis
5º) Cristiane Alves Xavier

Masculino
1º) Marcos Antônio Pereira
2º) Valdison das Neves Silva
3º) Cícero Vieira Rocha
4º) José Pereira da Silva
5º) Jair José da Silva

Cuidado com a sinalização, não evitou enganos
A Meia Maratona do Sol foi elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A prova cumpre todas as regras e exigências necessárias para sua homologação oficial. O evento também cumpre as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e CREA.

Mas apesar de todo cuidado com a sinalização, alguns competidores ainda se confundiram com o momento de retornar, para cumprir o trajeto de prova para o qual estavam inscritos. Foi o que ocorreu com  Alcindo Pereira, 72 anos, corredor de Currais Novos e que veio a Natal especialmente para disputar a Meia Maratona do Sol. Inscrito para disputar a prova dos 5Km, trajeto que pretendia cumprir na casa dos 25 minutos, ele se confundiu na hora de retornar na rótula da UFRN e cruzou direto até a marca dos 10Km, junto com os corredores de elite.

“Eu vim para correr os 5Km e fazer um bom tempo. Mas perdi o momento da virada, passei direto e acabei correndo bem mais do que estava proposto e perdendo a chance de uma boa colocação. Só percebi que algo estava errado depois de ter percorrido uns sete quilômetros”, lamentou.

A prova disponibilizou aos corredores três percursos distintos – 5, 10 e 21 quilômetros – e infraestrutura completa para o atleta. O trajeto foi o mesmo da primeira edição, com largada e chegada na Arena das Dunas. No percurso, os atletas seguiram pela marginal da BR-101, acessando o Campus Central da UFRN , depois acessaram a Avenida Dr. Solon de Miranda Galvão até a Engenheiro Roberto Freire pelo anel viário da universidade e seguiram até o início da Via Costeira, quando retornaram seguindo o mesmo percurso.

A corrida pensando em oferecer qualidade foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Tribuna do Norte, a Fábrica de Esportes e a Hora de Correr, empresa responsável por organizar as principais corridas de rua da capital potiguar. A corrida conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Cosern, Miranda, Água Mineral Santa Maria, Hotel Parque da Costeira, Midway Mall, Toyolex, Unimed Natal e Prefeitura do Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas