sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Prova larga hoje para 3.601 Km de desafios

- Publicidade -

Está tudo pronto para a largada do 26º Rally dos Sertões em Goiânia (GO). Com os equipamentos aprovados nas vistorias técnicas, a equipe Honda Racing é a atual tricampeã das motocicletas e conta com o maior vencedor da prova na categoria, Jean Azevedo, detentor de sete títulos. Gregorio Caselani, Tunico Maciel e Júlio “Bissinho” Zavatti completam o time vermelho, que está com força máxima para a primeira etapa da prova, marcada para este domingo (19) até Formosa (GO).

A programação que antecedeu as disputas teve como base o Autódromo Internacional da capital goiana. Ontem (18), foram realizados o prólogo, que definiu as prioridades de largada na etapa inicial. Os campeões serão conhecidos apenas no próximo dia 25, em Fortaleza (CE), após 3.601 quilômetros de desafios (2.059 deles de especiais – trechos cronometrados).
O super campeão da categoria motos, Jean Azevedo tenta quebrar recordes e conquistar mais um título no Rally dos Sertões 2018
O super campeão da categoria motos, Jean Azevedo tenta quebrar recordes e conquistar mais um título no Rally dos Sertões 2018

Reconhecido como a prova mais difícil do calendário off-road nacional, o Rally dos Sertões representa muito mais para os pilotos da Honda Racing. Encaram o evento como um sonho que virou realidade e, se depender deles, que não tem hora para acabar.

Se uma única vitória em uma categoria já pode ser considerada um grande feito, o que significa ser o mais rápido entre todas as motocicletas em sete ocasiões? Este é o currículo no Rally dos Sertões de Jean Azevedo, piloto paulista cuja trajetória no esporte se confunde com as participações na competição. Se vencer novamente, ele pode se tornar o maior campeão da história da prova. “O Sertões tem uma história paralela com a minha. Eu comecei a competir aqui no Brasil com motocross, depois enduro, mas eu entrei definitivamente para os ralis quando eu comecei a fazer o Sertões. Então eu e o evento temos uma longa história juntos”, disse Azevedo.

O aprendizado obtido na prova também é destacado pelo piloto paulista. “O Sertões me deu uma base muito grande para eu poder entender o que é rali. E, com essa base que o Sertões me deu, fui buscar outras provas internacionais, como o Campeonato Mundial e o Rally Dakar, para aprimorar a minha pilotagem”, acrescentou.

“Tenho sete títulos e estou em busca do oitavo. Então, com certeza, eu tenho muito orgulho desses resultados e da história paralela com o Sertões”, concluiu Azevedo. Ele compete na categoria Super Production a bordo da CRF 450RX, bem como o companheiro de equipe Gregorio Caselani.

O piloto gaúcho busca o bicampeonato no Rally dos Sertões e não poupa elogios para a prova. “É um rali completíssimo. São sete dias de prova, com mais de três mil quilômetros a serem percorridos. O Sertões é uma das principais provas do mundo hoje e quero repetir o feito que obtive em 2016, levantando o troféu mais uma vez”, afirmou Caselani.

Atual tricampeão da categoria especial Brasil – CRF 230cc, destinada a pilotos que competem com o modelo de motocicleta produzido pela Honda no país, o piloto Júlio “Bissinho”, natural de Monte Alto (SP), recorda como a competição o impactou ainda quando era criança.

“O Rally dos Sertões começou na minha região, a primeira edição foi em Ribeirão Preto, que é pertinho da minha cidade. Então, eu já comecei a ver o Sertões desde criança, desde pequeno”, lembrou. Neste ano, além de Goiás e Ceará, os pilotos também cruzarão os Estados da Bahia e do Piauí.

“Para mim, era um sonho participar dessa prova. E eu consegui realizar isso, tendo a alegria de já ter conquistado três troféus. Agora, estou perto de mais uma participação, motivado como se fosse a primeira vez. Acho que se eu fizer mais uns 10, 15 Sertões será um sonho que se realizará todos os anos”, completou Bissinho.

O mineiro Tunico Maciel, que acelera a Honda CRF 450RX e compete pela categoria Production Aberta, também afirma estar vivendo um sonho. “Chegar no Rally dos Sertões não é para qualquer um, né? O Sertões, para mim, é uma prova dos sonhos. Eu brinco que eu vivo num tempo de um sonho, então eu dou muito valor nisso”, contou.

“O Rally dos Sertões, para mim, é uma das provas mais importantes do mundo, é muito respeitada lá fora. Então, o título do Sertões significa muito no currículo. Na verdade, poucos pilotos ganharam a prova e é uma honra poder competir e disputar de igual para igual com todos”, finalizou Maciel, campeão na categoria Marathon em 2015.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas