quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Provas do Enem

- Publicidade -
Tadeu Oliveira
Os Correios começaram a encaminhar aproximadamente 11 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, previsto para acontecer nos dias 4 e 11 de novembro. Os Correios possuem papel fundamental na logística do Enem, como responsáveis pela retirada do material da gráfica até a entrega nos locais de aplicação. A empresa também faz a logística reversa para a correção das provas. Durante esse trajeto continental – são 8 mil rotas de transporte -, o material é escoltado pelas forças de segurança e o Exército fica responsável pela guarda temporária dos malotes em seus batalhões, garantindo o sigilo de informação.  Por causa da realização das provas do Enem o governo adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro.
Finalistas do Educador Nota 10
Os dez finalistas do Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da educação básica brasileira, serão condecorados ainda este ano com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. A honraria existe desde 1955 e tem por finalidade agraciar personalidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação. O grande vencedor a receber o título de Educador do Ano foi o carioca José Marcos Couto Júnior, de 34 anos, autor do projeto “Caravanas, limites da visibilidade” e professor de história da Escola Municipal Átila Nunes, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Programador de Sistema
A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) abriu processo seletivo de duas vaga para Programador de Sistemas. A atuação será em projeto acadêmico gerenciado pela Fundação. Salário é de R$ 2.573,79, com carga horária de 40 horas semanais. Os candidatos à vaga deverão ter nível superior em andamento na área de computação ou afins. Também é necessário ter experiência comprovada, de no mínimo seis meses, com desenvolvimento de software, utilizando ao menos duas das seguintes tecnologias: Java, Javascript, Spring MVC, JUnit, Maven, React, CSS3, HTML5 e Banco de Dados. As inscrições vão até o dia 10 de outubro e são feitas gratuitamente no site da FUNPEC.
Como falar?
O horário eleitoral apresentou uma série de contra informação sobre tema relacionado ao meio educacional. Os mais citados foram a questão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), escola de tempo integral, educação de tempo integral, escolas técnicas do RN e verbas para o segmento. Acredito que a maior confusão registrada foi justamente sobre “escola de tempo integral” e “educação em tempo integral”.  Quem sabe responda.

Diploma
Nenhum político nega a importância da educação, mas na prática menos da metade concluiu o ensino superior. Dos mais de 27 mil políticos brasileiros na disputa por um cargo público nessas eleições, 13 mil, ou 49,6%, têm na parede um diploma universitário. O levantamento foi feito pelo Quero Bolsa, plataforma de inclusão de estudantes no ensino superior brasileiro por meio de bolsas de estudo, ao apurar as informações disponíveis no Repositório de Dados Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os presidenciáveis são os candidatos com maior participação de formados em faculdades. São 92,3%, ou seja, dos 13 candidatos, apenas um, João Goulart Filho, do Partido Pátria Livre, informou não ter diploma de nível superior.

E tem mais
O Rio de Janeiro é o estado com a menor proporção de candidatos com nível superior. Dos 3.494 políticos registrados na disputa eleitoral, 1.419 (40,6%) fizeram faculdade. Acre (42,1%) e Rondônia (43,9%), estados com uma rede de ensino superior muito menor do que a do Rio de Janeiro, aparecem na sequência. Entre os candidatos a Deputado Federal há 7.986 inscritos nos tribunais eleitorais, sendo que 54,6% têm nível superior completo, 25,3% concluíram o ensino médio e 7,9% têm, no máximo, o ensino fundamental completo. Dos candidatos ao Senado, 81,3% fizeram faculdade. Já entre os que concorrem ao governo dos estados, 87,2% têm nível superior.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas