sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

PSDB libera filiados

- Publicidade -
O PSDB-RN decidiu liberar os filiados ao partido para que votem no candidato a governador, neste segundo turno, que considerarem mais adequado. “Os filiados ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Rio Grande do Norte foram liberados pelo partido para escolherem os candidato ao pleito eleitoral do segundo turno. A decisão do partido foi anunciada nesta quinta-feira (18) após consultas e reuniões nos últimos dias”, destacou a nota divulgada pelo diretório estadual da legenda, que no Rio Grande do Norte é presidida pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza. A nota lembra que o partido também decidiu pela neutralidade na eleição para presidente. “Nacionalmente, o PSDB liberou todos os filiados nos estados para escolha do candidato à Presidência da República”, afirmou o documento.

Tropas federais
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fechou em 73 o número de municípios que deverão contar com a atuação de tropas federais no segundo turno das eleições, no domingo (28). No primeiro turno, foram 97, agora são 24 a menos.

O TRE incluiu na lista o município de Montanhas, que não constava na primeira listagem, mas agora se soma a outros dois municípios da 12ª Zona Eleitoral – Nova Cruz e Passa e Fica.

“Déficit de efetivo”
O presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rego, informou à chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Tatiana Mendes Cunha, que encaminhou comunicação à Secretaria de Segurança Pública e de Defesa Social (Sesed), na qual informou que “persiste a necessidade da suplementação de efetivo com apoio das Tropas Federais”. Anteriormente, a Sesed já tinha destacado, como no primeiro turno, que existe um “déficit no efetivo no Sistema de Segurança Pública do Estado”, tendo ultrapassado o percentual de 70% para a Polícia Civil e de 30% para a Polícia Militar, implicando dessa forma “na impossibilidade de que seja garantida a lei, a ordem e a segurança das Eleições 2018 exclusivamente com o exíguo efetivo existente no Estado”. Por isso, a necessidade de tropas federais.
Recursos ao teleférico
O ministro da Casa Civil, Carlos Marun, recebeu o senador José Agripino (DEM), que pediu a liberação urgente de R$ 2 milhões para a continuação da obra do teleférico de Santa Cruz (RN). A ideia é que esse valor seja utilizado para a construção dos pilares de sustentação da obra. A prefeita da Santa Cruz, Fernanda Costa (MDB), acompanhou o parlamentar no encontro.

Cotado para a Educação
O ex-ministro da Educação no governo de Michel Temer, Mendonça Filho (DEM-PE), tem colaborado com a equipe do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). O nome de Mendonça Filho estaria, inclusive, sendo cogitado para voltar ao mesmo ministério que deixou em abril para se candidatar a senador por Pernambuco. Além dele, o nome do empresário Eduardo Mufarej, do grupo RenovaBR, também está sendo considerado para o cargo. Mendonça Filho, que não foi eleito, teve reuniões com o deputado Onyx Lorenzoni (DEM) nas quais apresentou o que foi feito na pasta durante a sua gestão e deu sugestões. Apesar de o DEM ter se declarado neutro nas eleições presidenciais, Onyx já foi anunciado como futuro ministro da Casa Civil se Bolsonaro for eleito.

Vídeo liberado
O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou ontem um pedido do senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) para suspender a veiculação de uma propaganda do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, em que é exibido vídeo do pedetista com duras críticas ao Partido dos Trabalhadores. Em ato político realizado em Fortaleza (CE), Cid disse que o PT deveria fazer uma autocrítica e assumir que fez “muita besteira” para não “perder feio” de Bolsonaro. O pedetista foi vaiado pela plateia, que começou a gritar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato. Alegando questões processuais, Salomão concluiu que Cid Gomes não tinha legitimidade para apresentar a representação contra a propaganda de Bolsonaro.
“Maravilha” –  Ele aumentou? Maravilha.”
Esse foi o comentário de Fernando Haddad (PT) ao se deparar com os resultados da pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira, 18. No levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 59% das intenções de votos válidos para o segundo turno da campanha presidencial. Haddad tem 41%. Em relação à pesquisa anterior, Bolsonaro oscilou um ponto para cima e Haddad variou um ponto para baixo.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas