Apesar da importância de estar sempre atento ao que os filhos desenham, é preciso também que os pais não levem tudo tão ao pé da letra — ao seria da forma? — na tentativa de encontrar verdades absolutas acerca da personalidade ou da inteligência deles. Mas, se a dúvida persistir, o melhor a fazer é procurar um especialista.
“Sem conhecimento específico, cheios de dúvidas e expectativas, os pais correm o risco de chegar a resultados inapropriados quando optam por colher informações sobre os seus filhos, pela observação dos desenhos feitos por eles”, comenta a psicóloga Jemima Morais Veras.
Outra dica é nunca interferir no que a criança está desenhando, nem muito menos criticar negativamente, criar regras ou padrões a serem seguidos. Cada uma tem o seu traço próprio e desenha em função do seu desenvolvimento neurológico, cognitivo e emocional.
Para a psicóloga, o mais relevante é que a criança consiga ter no desenho um espaço para se expressar livremente, raciocinar, elaborar sua história de vida, organizar suas questões.
“É possível que em suas produções, as crianças apontem transtornos psicológicos, neurológicos, mas prefiro não especificar tais pontos, para que os adultos a sua volta não coloquem rótulos, fiquem preocupados ou direcionem um olhar que reforce a conclusão que tirou”, diz Jemima.
#SAIBAMAIS#A psicologia considera os aspectos gerais dos desenhos infantis, de acordo com a psicóloga, colhidos através de dados estatísticas, mas busca as características individuais em cada desenho. O psicólogo, utiliza o desenho como um instrumento de investigação da inteligência, da moticidade ou como uma forma de buscar perceber as projeções feitas pela criança.
Por intermédio do desenho é possível que o psicólogo perceba, em parte, como a criança se coloca diante do mundo e como interpreta sua realidade. Essa representação da realidade, não é retratada com exatidão mas pode sinalizar pontos significativos.
“Deve-se ressaltar que há psicólogos especialistas que, através de material e conhecimentos específicos, podem interpretar o desenho infantil de maneira mais fidedigna.