sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Psicologia

- Publicidade -
Itamar Ciríaco
Em todas as grandes equipes, digo isso utilizando o conceito de organizadas e não em relação a tradição, as comissões técnicas são multidisciplinares. Ou seja, além do treinador, existem outros que aconselham na escalação, ajudam na recuperação e/ou preparam o elenco para as competições. Em momentos como o que estão ABC e América, decisivos, alguns profissionais entram na linha de frente do trabalho. São os psicólogos do esporte. Eles “entram em campo” para que os atletas possam ter o controle necessário para tempos decisivos, como por exemplo o “mata-mata”. Mas, se engana quem acha que esse profissional pode ser contratado para um fim de semana, uma palestra, ou qualquer ação sem planejamento. Isso pode até acontecer, pode render algum fruto, mas o trabalho ideal é o de longo prazo. Aquele que cataloga jogador por jogador. Que busca entender as necessidades do grupo como um todo e de cada um em particular. Para isso funcionar, é necessário uma temporada inteira de trabalho, que começa com o acolhimento de atletas que chegam dos mais variados lugares, com experiências de vida diferentes, processos educacionais diversos, traumas e alegrias muito distintas entre si. Dito tudo isso, chego ao momento que estão nossos clubes. Um jogo vale a manutenção de sonhos, ou a temporada na “lata do lixo”. O que passa nas cabeças desses atletas? Como elas precisam ser trabalhadas? É um trabalho duro para as comissões técnicas que não contam com profissionais especializados, às vezes por preconceito, às vezes por economia (de palito de fósforo).

Psicologia 1
Na opinião do psicólogo do esporte, Emerson Soares, entrevistado pelo programa Tribuna Esportes da rádio Jovem Pan News Natal, o América enfrenta uma pressão maior. A sequência de eliminações por anos na Série D atingiu o elenco deste ano. No ABC, a pressão parece menor, pelo resultado fora de casa. No entanto, o relaxamento pode fazer mal. Ou seja, ambos os clubes potiguares precisam estar focados, de forma diferente, mas concentrados no objetivo final. Para o psicólogo, o ideal seria que os times determinassem “micro-objetivos” ao longo do jogo. Ou seja, cada atleta e o grupo como um todo teriam missões a serem cumpridas em etapas na partida. Assim, o nível de concentração se manteria alto por mais tempo e o peso da missão seria distribuído ao longo do jogo.
Voleibol
O Funvic Educacoin Natal já treina na capital potiguar com vistas à participação na Superliga Nacional 2021/22, com início previsto para 22 de outubro. O atual campeão nacional, comandado pelo técnico Carlos Javier Weber, na verdade, está iniciando segunda pré-temporada, uma vez que começou os trabalhos ainda em Taubaté (SP). O objetivo é preparar o time para um bom desempenho nesta edição do principal torneio de vôlei do país e, para isso, aposta no potencial de seus atletas e no conjunto para brigar pelas vitórias. No que diz respeito às pretensões neste primeiro ano do projeto com sede em Natal, Weber afirma que o foco é sempre ir o mais longe possível. “Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisas. Mas, primeiro vamos em busca de uma vaga nos playoffs e, depois, brigar por um lugar entre os quatro melhores da competição. Volto a destacar que o grupo tem condições de evoluir e atingir esse objetivo”, comenta.A equipe seguirá treinando em dois períodos, pela manhã no Sesc e de tarde no ginásio Nélio Moura, com folga no domingo.
Análise
No início do Brasileirão 2021, ninguém poderia imaginar que o campeonato contaria com a participação de tantos nomes com histórico de passagens pela Seleção Brasileira, como Willian, Renato Augusto (ambos no Corinthians), David Luiz (Flamengo), Diego Costa (Atlético-MG), Douglas Costa (Grêmio)… Ou mesmo de jogadores com grande potencial, como Kenedy e Andreas Pereira (Flamengo). Mas a certeza é que o returno deste Brasileirão, que começou oficialmente no último final de semana com a disputa da 20ª rodada, promete muita disputa e emoção! (No entanto, como há muitos jogos atrasados, apenas nove equipes já jogaram as 20 partidas até agora.) De acordo com análise da Betfair.net, especialista em cálculos de probabilidade esportiva, o Flamengo entra na segunda metade do campeonato como o principal favorito, com 55,6% de chances de conquistar o título de Campeão Brasileiro novamente, e assim igualar o feito até hoje obtido apenas pelo São Paulo, com três conquistas consecutivas.
Análise 1
O Atlético Mineiro, atual líder do Brasileirão, aparece com 47,6% de probabilidade de levar o título. O Galo, que já havia surpreendido os torcedores ao repatriar o atacante Hulk no início da temporada, voltou a mostrar fome de títulos ao anunciar a contratação de Diego Costa, que colecionou títulos na Espanha e na Inglaterra, além de ter jogado pela Seleção Espanhola. Depois da derrota para o Flamengo no último domingo, o Palmeiras aparece em terceiro lugar na análise da Betfair.net, com 5,9% de chance de levar o título. Com um dos elencos mais completos do país, o Verdão ainda se reforçou ao trazer de volta Dudu, ídolo da torcida que estava no Al-Duhail, do Qatar. O Palmeiras ocupa a segunda posição no campeonato, logo atrás do Atlético-MG.
Favoritos segundo a Betfair.net:
Flamengo      55,6%
 Atlético-MG      47,6%
 Palmeiras      5,9%
 Bragantino      1%
 Fortaleza      1%
 Corinthians      0,4%
 Outro      1%
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação