quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

PT perde de goleada no Nordeste

- Publicidade -

Em todas as pesquisas eleitorais, o presidente Lula abocanha mais de 60% das intenções de votos do Nordeste. Mas quando se coloca no tabuleiro a eleição  de  governador, o PT só tem chances de ganhar em apenas um Estado: O Piauí. Tem-se como certa a reeleição do governador Wellington Dias que enfrentará nas urnas o senador Mão Santa, do PMDB. É o que consta em um documento guardado sob oito chaves no cofre do partido, em Brasília, no qual se aponta que “a engrenagem eleitoral do PT nos Estados roda em descompasso com a máquina nacional”. O prestígio do presidente não se transfere para os seus candidatos. O assunto foi mote de um comentário de Josias de Souza em seu blogue de ontem na Folha onlaine.

Além do Piauí, o PT tem candidato próprio nos Estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas e Paraíba. Perderia em todos, segundo o levantamento realizado pelo próprio PT  e que resultou no tal “documento secreto”. No Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, “sem nomes de vultos o PT teve de contentar-se a indicar os candidatos a vice”. Com relação ao Rio Grande do Norte há um equívoco na informação de Josias de Souza que aponta o nome de Rui Pereira como o vice de Wilma. Nem isso o partido conseguiu por estas bandas, apesar dos pedidos que Lula fez à governadora debaixo da ponte.  O PT vai ter que apoiar – apesar dos estrebuchos de alguns –   o “socialista” Iberê Ferreira de Souza, ilustre membro da patriarcal família do Inharé,  o preferido de Wilma.

O título da matéria de Josias é “Favorito ao Planalto, PT prevê derrota nos Estados”. Acrescenta no texto:

– O drama petista se estende ao estratégico “triângulo das bermudas”, que reúne os três maiores colégios eleitorais do país. Excetuando-se São Paulo, onde o partido ainda confia na hipotética capacidade de reação de Aloizio Mercadante diante do favorito José Serra (PSDB), em Minas e no Rio, os petistas Nilmário Miranda e Vladimir Palmeira são vistos como cartas fora do baralho.”

O PT perde também no Sul. Segundo o levantamento, citado por Josias, são limitadas chances do candidato petista, ex-ministro Olívio Dutra, derrotar o governador Germano Rigoto, do PMDB do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina o franco favorito é o governador Luiz Henrique, do PMDB. No Paraná, idem: ninguém duvida da vitória do governador Roberto Requião, também peemedebista. Lula, aliás, trabalha para que o seu partido apóie a candidatura de Requião, como já acertou que isso acontecesse em Goiás. Vence ali o governador Maguito Vilela, outro do PMDB.

Das chuvas

Já é fatível detectar bolsões de seca em algumas partes do Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões do Trairi, Potengi, Mato Grande, beiradas do Agreste. As chuvas de abril foram fracas e as de maio quase não existiram. Os reservatórios da região, açudes e barragens, não pegaram água suficiente para atravessar o segundo semestre e a agricultura vai render um tiquinho. Milho, nem é bom falar. Percebe-se já o desânimo do pessoal, apesar de alimentar alguma esperança nas chuvas de junho…

O boletim de ontem da Emparn está zerado de chuvas no Oeste e no Seridó. No Agreste, incluindo aquelas três regiões, nada. Houve uma leblina de 3 milímetros em Poço Branco, começo do Mato Grande. As chuvas de ontem foram no Litoral: Maxaranguape, 47 mm, Touros, 27, Parnamirim, 15, Ceará-Mirim (Jacumã), 13. Houve uma chuva de 18 mm em Taipu. A de Natal, 7 “apagando a poeira”. Só.

Palanque

Manchete de “O Globo”, edição de ontem:

“Lula corre para dar aumento a servidores antes da eleição”.

O PT repete a lição dos outros políticos de sempre, dos mesmos mandatários,  mexendo no orçamento da União para comprar votos.

Viva São João

Hoje já é junho. Viva São João! Santo Antônio, São João e São Pedro, viva! Daqui a quatro meses teremos as eleições: presidente, governador, senador, deputados. Mais oito dias, começa a Copa da Alemanha. E no vapt-vupt do calendário faltam sete meses para terminar o governo de dona Wilma.

Craque

Craque não é Ronaldinho Gaúcho, nem Ronaldo Fenômeno, muito menos Kaká. Também não é Juninho Pernambucano (que gol!), tampouco Robinho ou Roberto Carlos. Adriano? Que nada, cara. Craque mesmo, cracaço desta Copa é o Galvão Bueno. Não tem igual. Fantástico! Com ele ninguém pode. Nem a Globo. No jogo treino de terça-feira, o gajo passou não sei quantos minutos discorrendo sobre a grafia de um nome de um reserva daquele timinho de Lucerna. E o jogo correndo no campo. Tinha dúvidas se o cara era eslavo, esloveno, celta, polonês, russo, finlandês. (Alemão não é, disse categoricamente. Suíço também não, ainda no mesmo tom da douta sabedoria), o cacete. Ah, como o Galvão Bueno é chato.

0 vice de Lula

Pesco no noticiário nacional: O PT vetou o nome do ex-ministro Ciro Gomes para vice de Lula. Já que o PMDB está descartado de uma composição com o Palácio do Planalto, Lula vai ter que repetir a dose (no bom sentido) com o mineiro José de Alencar.

Bazarte

Ricardo Junqueira e Andréa Ebert estão abrindo hoje a sua exposição Bazarte (fotos e pinturas) a partir das 18h30 no Empório Rio Grande, da Hermes da Fonseca, 1250. Vai até sábado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas