sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

PT realiza encontro…

- Publicidade -
Rosalie Arruda

Hoje, as atenções políticas se voltam para o Encontro de Estratégia Eleitoral 2022 do PT/RN, que reúne seu staff durante todo o dia para debater táticas eleitorais e organizar o partido para o pleito deste ano. A expectativa em torno do encontro cresceu a partir da pretensão do deputado federal Rafael Motta (PSB) disputar também a senatória.

… e deve recomendar chapas
Na pauta de hoje, está agendada a discussão e aprovação da chapa majoritária e as chapas proporcionais a serem apresentadas na convenção, bem como as alianças do PT/RN. Mas, somente delegados e convidados terão acesso ao Praia Mar Hotel, em Ponta Negra, onde será realizado o encontro.  

… aos militantes
O PT é mesmo um partido peculiar. Só no Rio Grande do Norte há quatro tendências. Avante (governadora Fátima Bezerra), Articulação de Esquerda (deputada Natália Bonavides), Construindo um Novo Brasil (Mineiro e Divaneide), ADS (Isolda e Hugo Manso). Portanto, caros, cada tendência chegará com uma posição tomada no Encontro Estratégico.
Mas, um fato é certo. A posição final deve ser seguida por todos. Não haverá dissidência.

Recado
Quem será que anda fofocando sobre a vida da deputada Eudiene Macedo (PV)? Pelo jingle dançante que ela postou na rede social com o mote “toma conta da sua vida!”, o recado tem endereço certo.
Pois é! Tome conta da sua vida!

Privatização das Universidades
O deputado federal Rafael Motta (PSB) se manifestou contra a cobrança de mensalidades em universidades públicas do país. A posição do parlamentar foi comunicada durante a 4ª Conferência Estadual da Juventude do Rio Grande do Norte. “Na Comissão de Educação, temos defendido educação de qualidade, gratuita e universal para todos os brasileiros. Não vamos deixar que privatizem as universidades públicas brasileiras!”, declarou ele.

Isenção
Enfim, o Diário Oficial do Estado publica a lei que isenta os servidores inativos, portadores de doenças graves, ao desconto da previdência até R$7 mil de salário. Acima desse valor, incide alíquota progressiva começando com 11% .
O IPERN ainda não tem data para implantar a benfeitoria para quem tem direito assegurado em lei.

Comunicação

Apesar de ter trazido Elon Musk a Brasília na semana passada, o que agradou muito ao presidente, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, começa a enfrentar críticas sobre sua atuação no ministério. Tem quem culpe o potiguar pelo “estacionamento” de Bolsonaro nas pesquisas eleitorais. Faz tempo que o presidente não passa dos trinta e poucos por cento e o problema estaria na comunicação. Bolsonaro não consegue dissociar suas ações governamentais das oferecidas por Lula e Dilma.

Além disso, uma promessa de Fábio Faria, a tecnologia 5G móvel, não decola. A instalação de antenas para receber o sinal precisa de leis específicas aprovadas pelas Câmaras Municipais. O 5G é o principal programa do Ministério das Comunicações.

Energia
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, inaugurou, nesta sexta-feira (27, sua Planta Solar Piloto de Módulos Bifaciais – capaz de gerar energia com radiação direta do sol e refletida pelo solo. O projeto também tem DNA potiguar, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).  

Isenção de IPI

A Câmara dos Deputados deverá analisar PL de Mara Gabrilli (PSDB) que busca garantir o direito à nova isenção de IPI na compra de veículos por pessoas com deficiência em período inferior ao atual de três anos.

A nova proposta garante que em casos de roubo, furto ou perda total do veículo, o motorista possa realizar novo pedido do benefício fiscal a qualquer momento. A ideia é beneficiar, não só taxistas, mas as pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, mental ou com transtorno do espectro autista.

Geração de Energia  
A AES Brasil inicia no Rio Grande do Norte a construção dos primeiros 684 MW de capacidade instalada do Complexo Eólico Cajuína, com esforços de construção, neste momento, para os primeiros 314 MW instalados. O empreendimento terá capacidade instalada total de 1,3 GW.

… e empregos

As obras vão gerar por volta de mil vagas de emprego no entorno da planta, que abrange os municípios de Lajes, Angicos, Fernando Pedroza e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte.

As obras do BoP elétrico (Balance of Plant), que reúne todos os componentes e sistemas auxiliares necessários à entrega de energia, têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2023, quando o Complexo Eólico Cajuína deve entrar em operação.

Representação
O Delegado Igor César Conti de Almeida, carioca, 34 anos, assumiu a chefia da Delegacia da Polícia Federal em Mossoró, cuja Unidade tem sob circunscrição 60 municípios no Rio Grande do Norte. A designação foi publicada no Diário Oficial da União, através da Portaria DG/PF de 24.05.2022, do Diretor-Geral da Polícia Federal.

Mar do Sertão
A atriz potiguar Titina Medeiros é integrante do elenco Mar do Sertão, próxima novela das 18h da Rede Globo. Prevista para ter 166 capítulos, Mar do Sertão narrará a saga de amor entre Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Guizé), um rapaz que será dado como morto.
No elenco da novela há muitos atores nordestinos. Só da Paraíba são seis.

Futuro profissional
Na pesquisa Fiern, questionados sobre a melhor opção profissional para um recém-formado, os potiguares apontam “fazer um concurso público” (49%) e “abrir o próprio negócio” (30%). Em terceiro, fica a opção “procurar emprego em uma empresa privado”, com 19%.

Fissura palatina
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) realiza neste domingo (29) diversas atividades de promoção à saúde, das 08h às 12h, no Parque das Dunas. A ação é direcionada aos familiares, pacientes portadores de fissura palatina e população em geral, de acordo com a programação da Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina.

Repressão

As mulheres estão em luta em diversas frentes pelo mundo. Mas, as apresentadoras afegãs ainda têm o azar de ter o Talibã dando as ordens no país. As âncoras  das principais redes de televisão afegãs foram ao ar nesta terça-feira (23) com seus rostos cobertos. Alguém merece?

1-JAMAIS SUBESTIME Ana Leila Santos

2-O QUÃO PODEROSA Claudia Galindo

3-UMA MULHER  Debora Dias

4-PODE SER Eliana Lima

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas