Autos e Motores
Pulse: Fiat lança 1º utilitário produzido no Brasil; preço pode chegar a R$ 115 mil
Publicado: 00:00:00 - 24/10/2021 Atualizado: 16:25:18 - 23/10/2021
A Fiat, há quase 10 anos, vem se preparando para produzir um Utilitário Esportivo no Brasil. Agora, acaba de lançar o modelo, que recebeu o nome de Pulse e começa a chegar às concessionárias da marca italiana este mês, finalmente. 

Divulgação
O Pulse é um pouco maior que o hatch Argo. O modelo inaugura base modular e tem o motor 1.0 mais potente do mercado, além do novo câmbio automático CVT

O Pulse é um pouco maior que o hatch Argo. O modelo inaugura base modular e tem o motor 1.0 mais potente do mercado, além do novo câmbio automático CVT


Este ano, 41% dos veículos automotores vendidos em nosso País é SUV. A Fiat, ao lançar o Pulse tem como objetivo primacial concorrer para lograr a liderança de vendas. Com o Pulse, deverá ultrapassar 18 concorrentes diretos.

Uma novidade, o motor 1.3 FLEX será ligado, pela 1a- vez, ao novo câmbio automático do tipo CVT. Câmbio continuamente variável, que estreia com o Pulse, tem simulação de SETE marchas. Trata-se do mesmo câmbio do Toyota Yaris, porém com ajustes da engenharia da Fiat.

Motor 1.0 turbo mais potente
Além do novo câmbio CVT, o Pulse promove a chegada de outra peça-chave para a Fiat, o motor 1.0 turbo FLEX de 3cc, com injeção direta e comando variável de válvulas. Chega como o mais potente da cilindrada. São 130 cv de potência máxima com álcool, e 128 cv de potência com gasolina. O torque máximo chega a 20,4 mkgf (A) e (G), entregue logo a 1.750 rotações. O novo motor da Stellantis é mais forte e enche mais rápido.

SUV mais conectado
O Fiat Pulse vai apostar alto em conectividade. Um dos destaques no SUV é o quadro de instrumentos digital. Com 7 polegadas, o display colorido e configurável é o mesmo da pick-up Toro. E tem a central multimídia Uconnect, com 10,1 polegadas. A tela estreou no novo Compass e tem espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Está disponível nas 3 versões de acabamento do SUV: Drive, Audace e Impetus. Combinado ao CVT, o Pulse tem 3 modos de condução: Manual, Normal e Sport. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 9,4 segundos.

Conforme explica a Fiat, o modo Sport atua no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e também altera o tempo de resposta e de troca de marchas. Para comparação, o VW Nivus, que será seu principal concorrente, leva 10 segundos para arrancar até os 100 kms/h. O Pulse também é mais rápido que o Polo, que leva 9,6 segundos. Até 14,6 km/l com gasolina. 

Segundo a Fiat, o Pulse chega como referência no consumo com gasolina dentre os SUVs com câmbio automático. O modelo é o mais econômico e faz médias de 12 km/litro na cidade, e de 14,6 km/litro na estrada. 

Outro detalhe, o novo câmbio CVT usa óleo lubrificante “for life”. Ou seja, não exige troca ao longo da vida útil do veículo, o que, segundo a Fiat, aumenta a durabilidade e reduz o custo da manutenção. 

Nova plataforma modular 
No início do projeto, falava-se que a Fiat ia lançar o SUV do Argo. Isso não é verdade, mas não é mentira. O Fiat Pulse usa uma nova arquitetura batizada de MLA, que é uma evolução da MP1 usada pelo hatch compacto. Essa  nova base tem quase 90% de aços de alta e ultra-alta resistência, ou seja, é mais leve, rígida e moderna. Além disso, a arquitetura MLA permitiu redesenhar a parte eletrônica, para que o SUV compacto pudesse ter as tecnologias mais modernas de conectividade e de segurança ativa. 

O Pulse estreia com internet a bordo, serviços conectados que permitem dar comandos à distância pelo smartphone, bem como sistemas semiautônomos de direção. Há por exemplo, o pacote ADAS (Advanced Driver Assistance System), que oferece ajuste automático de farol alto, frenagem automática de emergência (funciona a até 50 km/h e assistente de permanência em faixa, que faz leves correções no volante para manter o veículo dentro da faixa da pista. Para completar, o SUV tem rastreador e botão SOS para emergências. São tantas tecnologias, que a Fiat deixou de fora outros itens elementares, talvez para “equilibrar os preços”. 

O Pulse traz de série, por exemplo, quatro airbags, exatamente como o VW Nivus. Entretanto, são dois a menos que o GM Tracker, que tem 6 airbags. Além disso, o SUV da italiana usa freios traseiros a tambor e não a disco como no Nivus e no T-Cross.


Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte