terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

PV impede candidaturas de condenados pela Justiça

- Publicidade -

A Executiva Nacional do PV aprovou resolução que impede a candidatura de qualquer integrante do partido com condenação judicial definitiva (transitada em julgado). A resolução, semelhante ao projeto Ficha Limpa em tramitação no Congresso Nacional, foi encaminhada nesta segunda0feira (29) para publicação no Diário Oficial da União e é válida já para as eleições de outubro.

Para senadora Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência da República, a decisão demonstra coerência do partido. “Como nós trabalhamos para a aprovação do projeto Ficha Limpa no Congresso e neste blog, faz sentido que nos antecipemos já na implementação”, disse através de sua página pessoal.

Pela decisão, não serão admitidos como candidatos do PV políticos condenados, em última instância, por crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública, por atos contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o meio ambiente, a saúde pública e contra a vida. A resolução impede ainda candidaturas de políticos que tiveram suas contas relativas a funções públicas rejeitadas por irregularidade que configure ato de improbidade administrativa.

O projeto Ficha Limpa, que tramita no Congresso, ainda está em fase de discussão e algumas alterações devem ser implementadas pelos parlamentares. A tendência é que senadores e deputados analisem a impossibilidade de candidatura do político condenado por um colegiado, o que é um ponto provável de consenso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas