quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Quadrilha foge da Plantão depois de 48 horas presa

- Publicidade -

Quatro dos cinco acusados de integrar uma quadrilha de ladrões de carros e de assaltantes de clientes de bancos que tinha sido desbaratada na sexta-feira (13), fugiram no domingo (15), da Delegacia de Plantão da Zona Sul, na avenida Ayrton Sena. Os fugitivos, incluindo o líder do bando, Ramon Hermínio, são considerados perigosos. Além deles outros dez prisioneiros conseguiram escapar. As fugas de presos têm se tornado comuns. Em menos de três meses, foram registradas 14 fugas, sendo 13 em delegacias e uma no Presídio de Parnamirim, com o total de 68 foragidos.

A fuga na Plantão Zona Sul ocorreu às 18h30, quando apenas três agentes cuidavam do atendimento ao público e da carceragem. O delegado e os outros agentes estavam em diligências num local de atropelamento, nas Rocas, e acompanhando um caso no Itep.
Vinte e oito presos estavam nas duas celas da DP. Os presos serraram as grades de ferro das celas. Eles foram ao corredor e tiveram acesso à cozinha onde existe uma janela. De lá, eles seguiram por um pátio e pularam o muro da delegacia.

Um vizinho presenciou a fuga e ligou para a delegacia. O delegado Aldo Lopes retornou às pressas para a unidade policial. Dos 13 que fugiram, apenas José Raniere de Oliveira e Thiago Dias de Medeiros, foram recapturados. Os foragidos são George Henrique Alves da Costa, Manoel Messias Soares da Silva, Renato da Silva Xavier, José Rodrigues da Silva, Rogério Silva de Moura, Severino Barbosa da Silva, Yuri Leonardo Farias da Silva, além dos bandidos da quadrilha especializada no roubo de carros, Ramon Hermínio Lima da Silva, Marcos Vinícius, Cleryston Barboasa Oliveira e Gildeone Pereira de Andrade. 

A fuga da quadrilha frustou os policiais Rodoviários Federais, responsáveis pela prisão, e os delegados Odilon Teodósio e Luiz Lucena, que trabalham na identificação dos crimes cometidos pelo grupo. O quarteto foi preso na sexta-feira de posse de um Astra roubado.

Ramon Hermínio ainda foi flagrado com uma pistola e documentos de carros. Outros dois integrantes foram reconhecidos como sendo os autores de um assalto de R$ 25 mil contra um cliente do Bradesco. Parte desse dinheiro foi recuperado na casa de Ramon Hermínio.

A delegada Maria do Carmo, da Diretoria de Policiamento da Grande Natal, explicou que uma equipe está mobilizada exclusivamente para recuperar os presos. “Nós estávamos aguardando a transferência dos presos para o Presídio Raimundo Nonato. Isso, provavelmente, só ia acontecer na segunda-feira”, justificou.

Parte dos presos que não conseguiram fugir foram transferidos para a Delegacia de Pirangi, que fica no primeiro andar do prédio da Plantão Zona Sul e, a exemplo das demais delegacias da cidade, também está superlotada. A última fuga da Delegacia da Zona Sul aconteceu no dia 14 de dezembro, quando quatro presos escaparam.

Presos se rebelam na carceragem

O final de semana também foi tenso na Carceragem da Ribeira. Os presos, furiosos com uma tentativa de fuga frustada pelos agentes, e da transferência de um preso que tentou fugir da Plantão Zona Sul, promoveram um motim na noite de domingo. A situação só foi controlada com a chegada de reforço da Polícia Militar.

Segundo a delegada Maria do Carmo, o motim foi motivado pela tentativa de fuga de Gleidson Wagner de Alcântara Leite, 28 anos, que cavava um túnel. Outro agravante seria a  transferência dos presos da Plantão Zona Sul.

Segundo a polícia, presos ficaram revoltados com o fracasso da fuga e iniciaram um quebra-quebra. Os agentes não conseguiram controlar a situação e pediram reforço. A PM mandou várias guarnições. Depois do cerco e da confirmação de que não houve fuga, os policiais invadiram a carceragem e dominaram a situação. A carceragem da Ribeira abriga 56 presos em celas de condições insalubres. O prédio – apesar de ser da Polícia Civil – serve exclusivamente para a custódia de presos provisórios.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas