sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Qual a nova juventude?

- Publicidade -
Renata Ankowski
Administradora de empresas, especialista em gestão de projetos e COO na MCM Brand Experience
Nos últimos anos temos visto o envelhecimento sendo tratado como um problema tanto econômico quanto social no mundo todo. Quando olhamos para países desenvolvidos, isso fica evidente ao analisarmos o déficit de população economicamente ativa e a grande necessidade de assistência às pessoas idosas.
Entretanto, segundo um estudo recente divulgado pelo IBGE, a população economicamente ativa — entre 17 e 70 anos — vem apresentando aumento constante desde a década de 90. Mesmo que encarar o envelhecimento como um problema seja estrutural, pois não estamos adaptados a flexibilizar o ganho de idade como algo normal e parte da sociedade, é possível notar um grande avanço quando falamos de valorização da experiência, longevidade e aumento da expectativa de vida.
O mercado de trabalho talvez tenha sido um dia o grande vilão dessa história. Até pouco tempo atrás, a experiência era facilmente descartada para a jovialidade nos recrutamentos. O preconceito e a descriminação tomavam conta dos departamentos responsáveis pelas contratações e afastava cada vez mais as pessoas com mais idade do mercado de trabalho. Mas isso tem mudado. Segundo o IBGE, em 2012, a porcentagem de indivíduos 60+ ativos era de 5,9%. Já em 2018, o índice aumentou para 7,2%, o que representa 7,5 milhões de idosos atuando como força de trabalho no Brasil.
A atuação dos profissionais seniores está em crescimento graças ao entendimento da própria capacidade e da força de trabalho experiente. O preconceito é movido pela desinformação e ainda que o fator etário esteja associado à experiência e à sabedoria, por muito tempo o “envelhecimento” foi tratado como fragilidade e falta de autonomia.
Movimentos de empresas abrindo vagas afirmativas para pessoas com mais de 50 anos representam um chamado e uma necessidade de mudança de pensamento do mercado focado na inclusão de pessoas com mais idade, valorizando a experiência e oferecendo novas oportunidades para que essas pessoas se sintam úteis e continuem no mercado de trabalho.
A questão da juventude está atrelada à criatividade e ao desejo de aprender, o tamanho do nosso desejo de aprender é a vitalidade da juventude que a gente tem. Tornou-se comum vermos pessoas com mais idade sendo arrimo de família, começando novos cursos, mudando de área de atuação, aprendendo coisas diferentes e ficando economicamente ativas por muito mais tempo.
Tempos atrás era comum encontrarmos profissionais com mais de 30 anos na mesma empresa ou, até mesmo, aqueles que tiveram apenas um emprego a vida toda, marca registrada a geração que ganhou o nome de Baby Boomer (nascidos de 1940 a 1960). Porém, com o aumento da expectativa de vida relacionado ao Índice de Desenvolvimento Humano, foi permitido ao ser humano se reinventar, mudar e recomeçar quantas vezes for necessário. Afinal, a nova juventude não tem idade, não tem validade e não tem preconceito. O grande X da questão está em abrir espaço para que todos possam se sentir pertencentes, úteis e capazes.
* Artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas