sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Qual escola matricular meu filho?

- Publicidade -

O segundo semestre começa e para muitos pais esse é o momento certo para planejar os estudos dos filhos para o próximo ano. As indagações começam aparecer: Qual escola devo matricular meu filho? Devo mudar de escola? Quais os pontos que devo observar durante a escolha da nova escola?
Na escola a criança constrói vínculo afetivo e supera desafio
Para a psicopedagoga e diretora pedagógica Luciana Rocha, o espaço escolar é o primeiro ambiente de inserção sociocultural que o indivíduo enfrenta sozinho. Esse é um importante ponto a ser observado. “Ainda que haja todo apoio da família e dos educadores, é nesse ambiente que a criança desenvolve de forma mais enfática sua autonomia”, afirma Luciana.

As crianças constroem novos vínculos afetivos e superam inúmeros desafios no seu processo de escolarização. Mas além da dimensão sócio afetiva, a escola deve ser para criança um ambiente estimulante para o desenvolvimento de todo seu potencial motor, sensorial, cognitivo e emocional. Portanto, para que tudo isso aconteça, a escola deve ser um ambiente seguro e saudável”, alerta a psicopedagoga.

Luciana Rocha chama atenção dos pais para seis importantes aspectos: Conheça os valores da instituição; Entenda a metodologia; Investigue a grade curricular; Observe a infraestrutura e segurança da escola; Veja quais os cuidados básicos com a limpeza e higiene e observe como é tratada a questão da alimentação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas