sexta-feira, 10 de maio, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 10 de maio, 2024

Quantidade de moradores de rua aumenta 240%

- Publicidade -

Aura Mazda
Repórter

Em dois anos, o número de moradores de rua cadastrados no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, da Prefeitura de Natal, triplicou. Dados da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) mostram que, em 2014, o centro atendia 317 pessoas, e até julho de 2016 foram contabilizados 1.082. O quantitativo aumentou 240%. O levantamento mostra que maior parte dos atendidos é do sexo masculino. Cerca de 70% dos usuários atendidos são de Natal, seguidos pelos municípios de Santa Cruz, Goianinha, Pendências, Parnamirim, além de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

O acompanhamento de pessoas em situação de rua é feito na capital por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), inaugurado em janeiro deste ano, e pela Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua. De acordo com a Semtas, cerca de 160 pessoas são atendidas por dia. 
Lúcia Helena mora em um pequeno barraco de papelão no canteiro central, próximo ao Baldo
A Chefe do setor de média complexidades Semtas, Janeide Teotônio, reclamou da falta de repasses de verba pelo Governo do Estado. “A gente realiza as atividades por causa de verbas federais, o Estado não passou nada desde o início dessa gestão. A limitação para executar o trabalho fica maior e, às vezes, compromete a locação do imóvel e alimentação”, reclamou Janeide.

#SAIBAMAIS#No Albergue municipal, que funciona desde dezembro de 2013, na Rua Princesa Isabel, no bairro de Cidade Alta, em Natal, a estimativa de atendimento é de 1.600 pessoas por ano, uma média de 59 por dia. Composto por uma equipe de 32 profissionais, como assistentes sociais, psicólogos, cuidador e pedagogos, o Albergue funciona das 19h às 6h do dia seguinte, onde são servidos jantar e café da manhã.

Neste intervalo de tempo, os usuários são encaminhados para cursos profissionalizantes, oficinas, seminários e palestras.  “Para dar soluções de melhoria na qualidade de vida, através da geração de emprego e renda, como elementos fundamentais para a saída das ruas. Além dos serviços prestados pelo Albergue Municipal, a Prefeitura  ampliou o atendimento à população em situação de rua com a inauguração do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop)”, disse a Chefe do setor de média complexidades Semtas.

O Centro é direcionado aos jovens, adultos, idosos (crianças e adolescentes desde que estejam acompanhados de seus pais ou responsáveis), que utilizam as ruas como espaços de moradias e/ou sobrevivência. Segundo o Coordenador do Centro Pop, Francisco Evandro Brasil, são feitos em média 30 atendimentos por dia na unidade com público alvo de 18 a 60 anos.

O acesso ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua se dá por demanda espontânea e encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social, de outros serviços sócio-assistenciais, das demais políticas públicas setoriais e dos órgãos de defesa de direitos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas