quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Quarenta, o objetivo

- Publicidade -

Apenas quatro clubes da “B” atingiram e até ultrapassaram a marca dos 40 pontos: o líder Sport com 43 pontos, o vice-líder Náutico com 42, Atlético Mineiro com 41 e Coritiba, 40 pontos. Na “bica” para chegar lá estão apenas o América (37) e o Paulista (38) pontos, daí o empenho e o objetivo do clube e dos seus torcedores. A chance é esta noite, no Machadão, quando a equipe espera outra vez contar com o estádio cheio. O treinador Heriberto Cunha não vai dispor de todo o elenco, mas os problemas não são de tal magnitude que não o permita colocar um bom time em campo.

Carreata

O torcedor pediu e o América resolveu encampar mais uma carreata antecedendo ao jogo desta noite  no Machadão. A partida será às 14h, no largo do Atheneu, no Tirol, com a novidade do alongamento do trajeto, passando, inclusive, pelo bairro do Alecrim e Cidade da Esperança.

Canelada

Inadvertidamente, a coluna cometeu uma injustiça com  o time do Gama, ao escrever, ontem, que seus nove títulos em 31 anos de existência eram todos metropolitanos. Numa falha do próprio Anuário do Futebol Brasileiro 2003, da Editora Abril, foi omitida a conquista do título brasileiro da Série “B” em 1998.

Canelada (2)

Como conseqüência da ascensão à Série “B” em 98, o Gama participou da “A” em 99, 2000, 2001 e 2002, caindo novamente para a “B”. Brigadim ao leitor Estêvam Brito Marinho, de Ceilândia, QNP 09, conj. K, casa 23, setor “P” norte. pelo reparo feito. A pressa às vezes nos leva a dar caneladas.

Bate-bola

Quem quiser conhecer melhor o atacante Júlio César, do América, o bate-bola com a turma do site rubro traz a ficha técnica, gostos, passatempos, amores e tudo mais do goleador americano. Seus ídolos na música são Alexandre Pires e a esfuziante Ivete Sangalo, detesta programa político na tevê, mas não perde quando o assunto é futebol.

“Pés cruzados”

Ao contrário das milhares de greves por aí afora, os grevistas “de braços cruzados”, os jogadores do Rio Negro/AM fizeram greve, mas como trabalham com os pés, permanecem “de pés cruzados”. Reclamam parte dos salários de julho e todo mês de agosto. O Rio Negro disputa a Série “C” do Campeonato Brasileiro. Se a moda pega, o futebol brasileiro pára de vez. Aliás, a expectativa é para ver se os jogadores topam viajar para enfrentar amanhã o Ferrim cearense. Será de ônibus?

Pés (2)

O futebol amazonense é um dos mais pobres do país, vivendo um cenário quase de pobreza absoluta. A folha do Rio Negro é de apenas R$ 80 mil, que vem a ser o salário mensal do atacante Obina, do Flamengo/RJ. Como não há dinheiro para passagens aéreas, o time gastou 100 horas no trajeto (de ônibus) Manaus-Belém para enfrentar a Tuna Luso em partida valendo a Série “C”. Se o RN não viajar, perderá todos os pontos e será suspenso por dois anos

Última vez

Foi em 2003, dia 17/09, pela Série “B”, que América e Gama se cruzaram pela última vez, no estádio do Verdão brasiliense, empate de 2×2, Carlos Moura (treinador interino) de um lado, Estêvam Soares do outro. Pra refrescar a memória do torcedor rubro: o América jogou com Rodrigo, Edinho, Alemão, Gino e Airton, Joassis, Lano, Ewerton e Renatinho, Alex e Cristiano. Moura continuou invicto em Brasília, sempre na condição de treinador interino.

Fora de casa

Nas partidas que disputou “fora de casa” o Gama tem uma vitória (derrotou o Vila Nova), dois empates e o restante (nove jogos) só derrotas. Enfrentando o rival Brasiliense no campo adversário, o Gama venceu por 2×0. Com a vitória obtida diante do Avaí, terça-feira, o Gama chegou aos 34 pontos. Seu ataque marcou 35 gols e sofreu 40, com cinco negativos. É concorrente direto dos rubros.

Ida e volta

O leitor Osvaldo Freitas me manda e-mail querendo tirar uma dúvida. Diz que mais de uma vez alguns cronistas de rádio locais têm enfatizado que esta é a primeira vez que há uma Série “B” do Campeonato Brasileiro com jogos de turno e returno. Daí, seu interesse em passar isso a limpo.

Ida e volta (2)

Sua dúvida se justifica, caro Osvaldo, até porque este não é o primeiro campeonato da Segundona a ter turno e returno. Em 2001, por exemplo, teve. E a prova é que abrindo o turno o ABC perdeu para o Ceará em Natal por 1×0 e, no jogo da volta, dia 3/10 sofreu a goleada de 6×1. Nessa partida Sérgio Alves – que havia voltado  ao  Ceará, fez três gols.

Rádio Globo

A Rádio Globo Natal transmite hoje América x Gama, narração do gaúcho Marcos Lopes. Amanhã, o Esportes em Debate é com o presidente da FNF, Alexandre Cavalcanti, 7h da matina.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas