sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Quase 13 mil candidatos disputam vagas do concurso da PM neste domingo (23)

- Publicidade -

As provas objetiva e de redação do Concurso Público para provimento de vagas do quadro de Praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte serão aplicadas neste domingo (23) nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó/RN, conforme escolha do candidato no momento da inscrição.  O concurso que prevê o provimento de 1.000 vagas para o quadro de praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte registrou um total de 12.841 pessoas inscritas, segundo o Governo do Estado.

Quase 13 mil candidatos irão prestar concurso para a PM neste domingo (23)


Quase 13 mil candidatos irão prestar concurso para a PM neste domingo (23)

Do total de inscritos, 9.404 são do sexo masculino (73%) e 3.437 são candidatas do sexo feminino (27%). Das 1.000 vagas previstas no concurso, 938 serão para homens e 62 para mulheres.  O número de novos candidatos ao concurso da PM é menos da metade do primeiro edital aberto em janeiro deste ano, que chegou a ter 30 mil inscritos, mas foi anulado após  contestações jurídicas. A queda brusca de candidatos pode estar relacionada às mudanças para o ingresso na PM: desde abril, a entrada na corporação só é permitida àqueles que possuem diploma de ensino superior.

No domingo, os portões serão abertos às 7h30 e o fechamento será às 8h30, considerando o horário do Estado do Rio Grande do Norte. Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando data, horário e local de realização, disponível no site.

O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova portando COCP e documento oficial e original de identificação, com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário estabelecido para o fechamento dos portões; levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. 

O concurso, regido pelo Edital Nº 003/2018 – SEARH/PMRN, destina 938 (novecentas e trinta e oito) vagas ao sexo masculino e 62 (sessenta e duas) ao sexo feminino. O exame terá questões de Língua Portuguesa, Geografia do Brasil e  do Rio Grande do Norte, noções de Direito Constitucional, Direito Penal Militar, Direito Penal, Legislação Extravagante, Informática e legislação específica da Polícia Militar.

As demais etapas, que serão divulgadas apenas após os processos iniciais, contam com  exame de saúde; teste de aptidão física (TAF); avaliação psicológica; investigação social e avaliação de títulos. Após essas fases, os postulantes à PM ainda precisarão passar por um curso de formação, com duração de oito a dez meses. Entre as disciplinas, os novos oficiais passarão por aprendizado de testes de abordagem, formação militar, prática de tiro, ordem unida, entre outras matérias para se tornarem aptos a irem às ruas.

Segurança e trânsito 
O Efetivo da Polícia Militar será reforçado para garantir a segurança em todos os locais de provas. Além disso, equipes de inteligência realizarão varreduras eletrônicas nesses locais.  De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), não haverá nenhum interdição do trânsito no domingo. 
Efetivo já defasado 
O concurso da Polícia Militar chega num momento delicado da segurança pública no Rio Grande do Norte. Isso porque o estado conta hoje com aproximadamente 7,7 mil oficiais e um déficit de 5,7 mil policiais, uma vez que a Lei de Fixação de Efetivo prevê um quantitativo de 13.466 policiais militares em todo o Rio Grande do Norte. Aliado a isso, o número tende a diminuir com o passar dos anos em virtude dos pedidos de aposentadoria: só nos seis primeiros meses de 2018, 250 policiais fizeram a solicitação, conforme reportagem publicada pela TRIBUNA DO NORTE em julho. Em 2017, 311 aposentadorias foram concedidas e há informações ainda de que 800 PMS estão aptos à reserva neste ano. 
Outro fator complicador para a Polícia Militar são os números alarmantes de agentes de segurança mortos em 2018. Até o fechamento desta reportagem, 21 agentes foram mortos em menos de oito meses, em números que ultrapassam a quantidade registrada em todo o ano de 2017. Desses, 19 são policiais militares da ativa ou da reserva.
Locais de prova para concurso da PM
Em Natal, Mossoró e Caicó

EE GOVERNADOR WALFREDO GURGEL – NATAL
EE DES. FLORIANO CAVALCANTI – NATAL
EE LOUDES GUILHERME – NATAL
EE STELA WANDERLEY – NATAL
EE DR. MANOEL VILLAÇA – NATAL
IFESP INST.EDUC.SUP.PRES. KENNEDY – NATAL
EE MASCARENHAS HOMEM – NATAL
EE TIRADENTES – NATAL
EE PROFESSOR LUIS SOARES – NATAL
EE PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA – NATAL
EE WINSTON CHURCHILL – NATAL
CEJA PROFESSORA LIA CAMPOS – NATAL
EE CASTRO ALVES – NATAL
IFRN INST.FED.EDUC.CIENC.TEC. BLOCO C – NATAL
IFRN-INST.FED.EDUC.CIENC. TEC. BLOCO B – NATAL
IFRN-INST.FED.EDUC.CIENC.TEC. BLOCO DIAC – NATAL
IFRN-INST.FED.EDUC.CIENC. TEC. BLOCO DIATINF / LINGUAS
EEJR JERÔNIMO ROSADO – MOSSORÓ
IFRN CAMPUS MOSSORÓ    – MOSSORÓ
CEIPEV ELISEU VIANA – MOSSORÓ
EE PROF. ABEL FREIRE COELHO – MOSSORÓ
CEJA – CENTRO EDUCACIONAL JOSÉ AUGUSTO –  CAICÓ
UERN – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RN – CAICÓ
ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE KENNEDY – CAICÓ
EE PROFª CALPURNIA CALDAS DE AMORIM – CAICÓ
EE MONSENHOR WALFREDO GURGEL – CAICÓ
UFRN – CAICÓ
IFRN – CAICÓ

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas