terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Quatro estupradores fogem de CDP

- Publicidade -

Quatro detentos, que estavam custodiados no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Nova Parnamirim, conseguiram fugir da unidade prisional na madrugada dessa quarta-feira (31). Os fugitivos respondem a crimes sexuais e são considerados de alta periculosidade pelos órgãos de segurança. Até o fechamento desta edição, nenhum dos apenados foi recapturado.

Os foragidos são os presos condenados Alexsandro Pereira Gomes (responde por latrocínio e estupro), Ericlus Kennedy da Silva Vieira (assalto e estupro), além dos presos provisórios Valmir Dantas Barbosa (responde por estupro de vulnerável) e Jeová Soares de Lima, conhecido como “Galo Cego”, que responde por assalto e estupro de mãe e filha, ocorrido diante do marido da vítima, em 2015 no bairro de Bela Parnamirim. Esta é a segunda vez que Jeová Soares consegue fugir do CDP.

1- Jeová Soares de Lima “Galo Cego” (responde por assalto e estupro de mãe e filha) 2- Ericlus Kennedy da Silva Vieira (responde por assalto e estupro) 3- Alexsandro Pereira Gomes (responde por latrocínio e estupro) 4- Valmir Dantas Barbosa (estupro de vulnerável)
1- Jeová Soares de Lima “Galo Cego” (responde por assalto e estupro de mãe e filha) 2- Ericlus Kennedy da Silva Vieira (responde por assalto e estupro) 3- Alexsandro Pereira Gomes (responde por latrocínio e estupro) 4- Valmir Dantas Barbosa (estupro de vulnerável)

A fuga ocorreu por volta das 2h30 da madrugada de ontem, conforme imagens de câmeras de segurança instaladas nas proximidades da unidade prisional. As filmagens registraram o momento em que os detentos, que trajavam apenas as bermudas azuis utilizadas no sistema prisional, caminham já no lado de fora do CDP, às 2h39. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), os detentos serraram a grade de ventilação da cela onde estavam, no primeiro andar, e conseguiram escapar com o auxílio de uma “teresa”.

Buscas foram feitas na região, mas nenhum dos fugitivos foram encontrados. A Sejuc informou 79 presos estão custodiados no CDP de Nova Parnamirim. Destes, 12 ocupavam a cela onde os quatro detentos conseguiram fugir. O local foi isolado para a recuperação da grade serrada e para que a Polícia Civil, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), além da própria Sejuc, iniciassem os procedimentos de investigação.

Fuga da PEP
Em sete dias, esta é a segunda fuga registrada no sistema prisional potiguar. Na última quinta-feira (25), 89 presos da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) conseguiram fugir da unidade durante a madrugada. Destes, 14 foram recapturados até o dia 26 de maio, restando outros 75 apenados. Esta é considerada a maior fuga da história do sistema penitenciário do RN. De acordo com a Sejuc, os detentos utilizaram um túnel que tem entre 30 e 40 metros de extensão, por volta de 3h30 e 4h da manhã. No momento da fuga, todas as guaritas estavam funcionando e houve disparos de armas de fogo contra os agentes penitenciários. Nenhum dos agentes de segurança ficou ferido. 

Para fugirem, os detentos tiveram o apoio de pelo menos três veículos. Todos os detentos que estavam no pavilhão onde ocorreu a fuga pertenciam à mesma facção criminosa e estavam no pavilhão 1 da unidade. O titular da Sejuc, Luís Mauro Albuquerque, explicou, em coletiva de imprensa após o episódio, que a construção de um muro sem guaritas prejudicou a visão dos guardas de plantão facilitou a ação dos apenados. Uma sindicância aberta pela Sejuc vai para apurar as circunstâncias da fuga. Já a Polícia Civil de Parnamirim vai investigar se houve facilitação por algum agente ou policial.

Até então, a maior fuga registrada havia sido em janeiro deste ano, em Alcaçuz, quando 56 detentos, segundo o Governo do Estado, conseguiram escapar da unidade prisional. Antes disso, a Cadeia Pública de Natal já havia registrado a fuga de 46 detentos, em janeiro de 2016. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas