sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Quatro séculos de música numa noite com o grupo Allegretto

- Publicidade -

Quatro séculos de música em  uma noite. É a oportunidade de viagem no tempo através do som que proporciona o grupo Allegretto, que apresenta nesta sexta-feira o espetáculo “15 anos de música antiga”, às 19h, no auditório da Escola de Música da UFRN. O grupo pernambucano realiza um concerto que vai do medieval ao barroco, com direito a figurinos de época, instrumentos típicos, dança e alguma encenação. A direção é de Alberto Guerra.
Allegretto surgiu em Pernambuco, em 1996 e, além da música, mostra um ingrediente teatral
O grupo Allegretto apresenta melodias que embalaram o Velho Mundo entre a Idade Média, o Renascimento e chegando até o barroco, abrangendo do século XIII ao XVII. Os instrumental é tocado em cópias fiéis de instrumentos antigos, como flautas doces renascentistas e barrocas, alaúde, vihuela e guitarra renascentista, viola de gamba e instrumentos de percussão. Um quarteto vocal misto dá voz às canções, e desde 2010 foi incorporado um número de dança renascentista nos concertos.

Os músicos e cantores se apresentam com figurinos de época, o que dá ao concerto um tom quase teatral. O elenco é composto por Priscila Gama (flautas doce), Thales Vasconcelos (flauta e cornamusa), Diomeres Santana (flauta e percussão), Guilherme Calzavara (alaúde, vihuela e guitarra renascentista), Marta Gondim (viola da gamba), Asiel Tavares Jr (percussão), Paulo Carvalho (contra-tenor), Boás Ribeiro (barítono), Ivan Ferreira (tenor), Suênya Mota (soprano), Cecília Cabral (dança e viola), Jonas Araújo (dança e viola), Ladson Matos (dançarino e cravo), Bruna Guerra (dança), e Tonimho Miranda (apresentador, bobo da corte, rei e circense). O grupo Allegretto surgiu em 1996, a partir da classe de Prática de Conjunto de Flauta Doce do Conservatório Pernambucano de Música.

Serviço: 15 Anos de Música Antiga com o grupo Allegretto. Sexta, às 19h, na EMUFRN. Entrada gratuita.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas