sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Quatro vias de Natal vão ser recuperadas pela Semob

- Publicidade -

A quantidade de buracos nas ruas é a principal reclamação da maioria dos motoristas de Natal. A situação piora depois do período das chuvas, em algumas  avenidas como Prudente de Morais, Romualdo Galvão e Mário Negócio,  é preciso muita atenção para desviar dos buracos e evitar acidentes. Para tentar resolver esse problema, a Prefeitura de Natal está realizando o Programa de Recuperação de Vias (PRV), que prevê o recapeamento de quatro, das principais vias da cidade.

Na primeira etapa serão recapeadas as avenidas Romualdo Galvão, Jaguarari, São José e Prudente de Morais, o que corresponde a uma extensão de 80 mil metros quadrados. Para realizar essa obra serão investidos cerca de R$ 5 milhões. O critério utilizado na escolha das avenidas foi o  Via Livre. Dessas avenidas, apenas a Prudente de Morais não faz parte do projeto, mas a expectativa é que  ainda em novembro deste ano seja implantado.

A primeira via a ser restaurada é a Romualdo Galvão. Desde ontem, uma das faixas da via está interditada para a realização do serviço, a previsão é que a obra seja concluída em 30 dias. Nesse período, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) orienta os motoristas que evitem essa avenida. “Não vamos interditar toda a avenida, mas o motorista vai contar com uma faixa apenas, o que  vai deixar o trânsito um pouco lento no local. Por isso, os condutores podem optar por vias alternativas”, sugeriu o titular da Semob, Kelps Lima.

De acordo com o cronograma de obras montado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, ainda este ano serão contempladas as avenidas Jaguarari e São José. “Nessas três avenidas os trabalhos serão concluídos ainda este ano. Já na Prudente de Morais, pretendemos iniciar a recuperação”, disse o titular da Semopi, Demétrio Torres.

Durante o lançamento do PRV, que aconteceu na tarde de ontem, a prefeita Micarla de Souza disse que pretende ampliar esse Programa para outras vias da cidade. “Começamos com essas quatro avenidas, mas com certeza daremos continuidade nos próximos anos. Ainda vamos definir quais as vias beneficiadas, mas nossa ideia é recuperar todas as vias de Natal”, disse Micarla.

Economia

Todas as obras físicas de recapeamento previstas no Programa de Recuperação das Vias  serão executadas a partir da remoção do asfalto antigo, que será reciclado e encaminhado para reaproveitamento. Esse material será guardado em um depósito da prefeitura, na zona Norte da cidade e a medida que for necessário, uma usina móvel fará a reciclagem.

“O material que está sendo tirado vai ser a base do pavimento para outras obras. Com isso, será necessário adicionar apenas 20% da matéria-prima (asfalto), o que vai nos dar uma economia de 20%  nas próximas obras. Sem contar que a quantidade do material retirado vai ser utilizada em 8 km de novas vias”, explicou o Demétrio Torres.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas