Queda da inflação

Publicação: 2018-08-16 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Luiz Antônio Felipe
laf@tribunadonorte.com.br

Mais uma taxa de inflação em baixa. Agora é o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) que subiu 0,51% em agosto, percentual inferior à alta de 0,93% de julho. Com este resultado, o índice acumula alta de 6,61% no ano e de 8,78% em 12 meses. Em agosto de 2017, o índice havia caído 0,17% e acumulava queda de 1,69% em 12 meses.  Pressão maior do índice do grupo Matérias-Primas Brutas que subiu 1,51% em agosto, após queda de 0,42% em julho.

Consumidor
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,14% em agosto. Em julho, a alta havia sido de 0,78%. Todas as classes de despesa componentes do índice registraram recuo em suas taxas de variação, com destaque para o grupo Alimentação (0,51% para -0,37%).

Varejo
Com a economia do País “andando de alado”, a Confederação Nacional do Comércio (CNC), prevê abertura de apenas 5,2 mil novas lojas este ano. O varejo abriu somente 2,2 mil lojas no primeiro semestre de 2018. O tímido avanço expôs a perda de fôlego da economia e as incertezas quanto à materialização de investimentos por parte do setor.

Indústria
O Encontro Nacional de Gestores do PROCOMPI (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias) será hoje e amanhã, em Natal, no auditório do Serhs  Grand Hotel.  Começa às 8h30 e durante o encontro serão apresentadas e compartilhadas as ações do programa  nos diversos estados e haverá debates e dinâmicas para o aperfeiçoamento das práticas de gestão por parte dos comitês do Programa.

Liderança
Há mais de 15 anos o Rio Grande do Norte “importar” toda a energia que consumia. Agora é líder na geração eólica e ainda exporta. No primeiro semestre de 2018, as usinas potiguares produziram 27% de toda energia eólica entregue ao Sistema Interligado Nacional – SIN.  Entre janeiro e junho, as usinas potiguares produziram 1.110,3 MWmédios.

Dados são sigilosos
A sanção da lei de proteção de dados é uma boa notícia, mas a ausência de autoridade fiscalizadora preocupa, avalia a camara-e.net. A efetividade da lei, nos próximos 18 meses, de proteção efetiva dos dados e segurança jurídica dos negócios da Economia Digital dependem da criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. O órgão deve ser criado por medida provisória, mas é possível que a lei entre em vigor sem que isso tenha acontecido.

Indicador
A economia brasileira se recuperou em junho, mas caiu 1% no trimestre, aponta o índice (IBC-Br), do Banco Central. Pelo menos ainda se mantém a possibilidade de crescimento de 1,5% do PIB, em 2018. A atividade econômica registrou alta de 3,29% em junho . O desempenho, medido pela série com ajuste sazonal, veio após uma queda de 3,28% em maio (revisada de uma retração de 3,34% divulgada inicialmente), mês em que a economia sofreu o impacto da greve dos caminhoneiros.

Crédito
Mesmo com a economia devagar, a busca do consumidor por crédito cresceu 3,7% em julho, aponta a Serasa Experian. A alta do mês não conseguiu reverter toda a queda de junho. Na comparação com julho do ano passado, a alta da procura por crédito pelo consumidor foi de 4,6%. No acumulado do ano, a busca do consumidor por crédito cresceu 10,1% perante os primeiros sete meses do ano passado.

Pequenos
A confiança da micro e pequena empresa cresce para 48,9 pontos, mas segue em baixo patamar, apontam a CNDL/SPC Brasil. Apesar da melhora, registra o segundo menor patamar em 11 meses; embora 46% tenham notado piora em seus negócios, 56% acreditam que situação estará melhor daqui seis meses.

Reservatórios
O último relatório de situação volumétrica dos reservatórios do RN traz tranquilidade por estar acima do acumulado no mesmo período do ano passado. Segundo o Igarn, as reservas hídricas superficiais totais estão em 29,02% da sua capacidade de acúmulo de água, com a Barragem Armando Ribeiro acumulando 664 milhões, 27,70% do seu volume. As reservas hídricas superficiais totais do estado são 1 bilhão, 280 milhões de m³.

Balanço
O lucro da Universidade Estácio cresce 42% (R$ 237 milhões),  com o aumento de eficiência e maior base de alunos, que  cresceu 3,4%, alcançando 558,2 mil. Excluindo alunos do FIES,a  base cresceu 12,8%. O número de polos de Ensino a Distância atingiu 451, um avanço de 89,5%. Já a  Marfrig Global Foods teve receita líquida de R$ 9,9 bilhões no segundo trimestre.

Produto
A cearense M. Dias Branco desenvolve farelo de biscoito e de macarrão para ração animal a partir de resíduos da produção. Os principais benefícios do são o enobrecimento dos subprodutos gerados ao longo do processo de fabricação e a redução do impacto ambiental.






continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários