quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Queda-de-braço na Saúde

- Publicidade -

O Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar até que ponto a inexistência de serviços de alta complexidade na área de traumo-ortopedia nos hospitais públicos de Natal fere o direito dos segurados do SUS à saúde, conforme previsto na Constituição. No documento em que comunica a instauração do inquérito, o MP requisita informações da Secretaria Estadual de Saúde sobre os motivos que a levaram a fechar a traumo-ortopedia do Hospital Santa Catarina em abril de 2003. Indaga também se há algum plano de trabalho no sentido de reativar o serviço, e convoca para prestar depoimento o diretor do hospital. O depoimento será hoje à tarde.

Em tempo

Quando funcionava, a traumo-ortopedia do Santa Catarina atendia entre 100 e 120 pacientes por mês. E era considerado pelo Conselho Federal de Medicina um serviço Classe-2, isto é, uma faixa intermediária do atendimento.

Migração

Como as chuvas não chegam, a situação está caótica no interior do Estado. Em Messias Targino, no Médio Oeste, os moradores da zona rural estão se mudando para a sede do município por causa da falta de água.

Contenda

O infectologista Luís Alberto Marinho foi elegante ao comentar a crise gerada pela decisão do secretário de Saúde, Ruy Pereira, de demiti-lo da diretoria do Hospital Giselda Trigueiro. Marinho disse que essa é uma prerrogativa do secretário, que ele respeita e – acredita – deverá ser mantida pela governadora Wilma de Faria. Sem querer polemizar, o médico sugeriu que a Secretaria de Saúde pegasse o embalo para repensar o hospital. “Mesmo com a reforma (física) concluída, ele não atenderá a nenhuma das especificações atual exigidas de um hospital de doenças infecto-contagiosas.”

Rejeição

Em entrevista à TV União, ontem, o vereador Fernando Lucena disse que o PT pode até apoiar, mas ele não vota “de jeito nenhum” no senador Fernando Bezerra.

Frase

“Ao contrário do que alguns estavam pensando, o PMN está coeso, unido e tem um só discurso.” – (Robinson Faria, presidente do Diretório Estadual do PMN, ao final do encontro com o governador em exercício Antônio Jácome).

Casas populares

O prefeito de Canguaretama Edmilson Faustino e a deputada Gesane Marinho entregam na próxima quinta-feira um conjunto com 22 unidades habitacionais para a população que mora em casa de taipa, na localidade de Piquiri, zona rural do município. O Conjunto das Mangueiras terá as ruas pavimentadas com recursos de emendas parlamentares liberados pelo deputado federal Henrique Alves. Outras 27 casas vão ser construídas em Piquiri.

Arapongas 

Os fiscais da Controladoria-Geral da União (CGU) vão usar câmeras para filmar mais de 7 mil quilômetros de estradas que serão recuperados sem licitação.

Preto no branco

Duas frases captadas pelos repórteres e publicadas nos jornais ao longo do ano passado farão parte do livro “Miscelânea Política”, do ex-locutor oficial do Governo do Estado, Samuel Fernandes. A primeira é a do senador José Agripino sobre a falta de cérebro no governo Wilma; a segunda, do deputado Vivaldo Costa, sobre o  passo de tartaruga dos secretários estaduais, que andam a 20 quilômetros por hora.

Espongiforme 

Falando em lerdeza dos secretários, é bom não esquecer: a turma do Bob Esponja é mais rápida que um raio e está criando problemas para partidos aliados no interior, onde vem conseguindo hipnotizar cabos eleitorais, inclusive os mais esclarecidos. 

Escolha

Do vereador Fernando Lucena, sobre o candidato ideal para ser  vice na chapa governista. “Se eu fosse governador e tivesse de escolher entre o PT e o PMN, escolheria o PT porque o poder de transferência de votos do presidente Lula é muito maior que o do deputado Robinson Faria.

Agentes

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, em segundo turno, a proposta de emenda constitucional que permite a contratação de agentes comunitários de saúde por meio de processo seletivo. A votação foi por unanimidade: 390 votos favoráveis.  A medida vai beneficiar 154 mil agentes de saúde e de prevenção de endemias.

Parabólica

RAF, que assina o clipe exibido ontem e os VTs anteriores do PMDB, será a responsável pelo marketing da campanha eleitoral de Garibaldi Filho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas