Queda dos juros e do IPI promete aquecer Dia das Mães

Publicação: 2012-05-10 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Um conjunto de fatores formado por redução do IPI, juros baixos, enxurrada de crédito e promoções deve ajudar a aumentar em pelo menos 10% as vendas do comércio neste Dia das Mães, de acordo com estimativas do economista e educador financeiro, Cláudio Gomes Barbosa. Ele aponta os eletrodomésticos entre os principais alvos dos consumidores no período.
Júnior SantosEletrodomésticos estão entre os produtos que devem puxar as vendasEletrodomésticos estão entre os produtos que devem puxar as vendas

Pesquisa divulgada ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), feita em parceria com o Instituto Ipsos em todo o país, mostra, entretanto, que as vendas devem ser puxadas por roupas e calçados, mas, para o Barbosa, os eletrodomésticos também encabeçarão a lista de presentes, no embalo da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, grupo que inclui, por exemplo, geladeiras e fogões e que, segundo o comércio, está mais barato para o consumidor.

“Minha expectativa é que as lavadoras de roupas sejam as mais presenteadas, notadamente no RN, tendo em vista a baixa penetração no mercado local e mão de obra doméstica com escassez”, diz. A pesquisa da ACSP mostra que 13,5% dos entrevistados pretendem comprar eletrodomésticos. “Cerca de 20% das compras no período serão de bens duráveis, perdendo apenas para roupas e calçados”, afirmou o presidente da ACSP, Rogério Amato.

Segundo a pesquisa, o consumidor pretende pagar à prazo compras de produtos como fogão, televisão, tablet e geladeira. O consultor financeiro Conrado Navarro, do Programa Consumidor Consciente,  da MasterCard,recomenda cautela e pesquisa antes de fechar negócio. “É preciso pesquisar preços, condições comerciais e planejar-se de forma a manter-se dentro dos limites do planejamento financeiro”, diz ele e vai além: “Evite parcelamentos muitos longos, especialmente acima de 6 meses, para não comprometer o seu orçamento”, orienta.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários