quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Queda e coice

- Publicidade -

Contra o Salgueiro o ABC fez uma péssima partida, o time todo foi muito mal com exceção do goleiro Jota que fez duas ou três defesas importantes e que evitaram um placar mais dilatado, mas o restante do time foi uma lástima. Não tem boa vontade no mundo capaz de livrar a cara deste ou daquele, time de Geninho foi apático, perdido em campo, sem agredir o adversário. Deu dois chutes a gol, um no primeiro tempo e outro no segundo e aqui que entra o coice. Bola levantada para a área, Jones Carioca em condição legal marca o que seria o gol de empate, que é anulado pelo assistente e confirmado pelo árbitro. Mais uma vez, o ABC foi prejudicado pela atuação desastrosa da arbitragem.

E agora ?
Agora é recolher os cacos da péssima partida que o time realizou em Salgueiro, corrigir os erros, protestar formalmente junto à Ouvidoria da Comissão Nacional de Arbitragem e trabalhar para o jogo de domingo contra o Botafogo, um adversário bem mais qualificado que o Salgueiro e que vem brigando na parte de cima da tabela pela passagem para a segunda fase. Geninho perdeu dois titulares por questões disciplinares, Filipi Sousa – entra com Marrone no setor e não tem problema – e Jones Carioca, posição para a qual o treinador não tem outro jogador com a mesma característica e obrigatoriamente terá que improvisar no setor.

Reforços “caseiros”
Depois de tantos atropelos em contratações de jogadores de qualidade técnica duvidosa e de outros nem tão duvidosos assim, mas que estavam parados, eis que próximo da décima segunda rodada do returno, o América fez quatro contratações que na minha avaliação agregam qualidade ao limitado elenco rubro. O goleiro Rafael, os volantes Leomir e Pablo Oliveira e o atacante Romarinho, todos do Globo e que até domingo passado estavam em atividade pela Série D. Os quatro sem exceção, são titulares absolutos do time do América, e uma última tentativa de reagir dentro da competição para afastar qualquer risco de rebaixamento.

Arena das Dunas
O América tentou escapar do prejuízo financeiro levando o jogo contra o River para o Nazarenão, o que certamente aconteceu, mas do ponto de vista técnico foi um fiasco, tanto que já decidiu voltar para cumprir os demais jogos na Arena das Dunas. E mais um detalhe. No atual momento do América, até por questão de segurança não é legal jogar em Goianinha. Todo mundo viu a pressão que dirigentes e jogadores sofreram depois do empate com o River. Torcida está na bronca com o time e com o presidente Beto Santos e com a diretoria de futebol. Ninguém pode dar mole ao azar.

Não deu para o Globo Mais uma vez o Globo adiou o sonho do acesso para a Série C e foi eliminado dentro de casa pelo Campinense. Na verdade, o Globo perdeu a vaga na partida de ida e com ajuda importante do árbitro Elmo Resende que inventou um pênalti em jogada absolutamente normal.

Relatório pesado
O pernambucano Gilberto Rodrigues Castro Júnior que apitou Globo x Campinense carregou para cima do treinador Luizinho Lopes. Relatou que foi ameaçado pelo profissional, que depois explicou o que realmente aconteceu. O relato literal do árbitro é forte “… vocês estão em minoria… o pessoal aqui mata vocês” é forte não é? Luizinho que é um cara calmo, tranquilo e da paz, confirmou que realmente disse o que foi relatado em súmula, mas não com o sentido que foi dado. Segundo o treinador do Globo, o árbitro aspirante Fifa quis partir para a briga com Leomir e Ângelo na porta do vestiário do Globo, o que por certo iria desencadear uma reação do restante do elenco. Segundo o treinador, o que ele foi no sentido de evitar um confronto. Caso vai para o STJD e lá, vamos ver o que vai prevalecer o sentido literal do relatório da arbitragem ou a entonação do que disse o treinador.

Premiar e punir
A CBF vai adotar medidas para aperfeiçoar a arbitragem nas Séries A e B do Brasileiro. O que pretende a CBF é importante, a criação de uma comissão independente que vai avaliar os árbitros de cada um dos vinte jogos da rodada das duas principais divisão. Aproveitando o trabalho de análise de desempenho dos árbitros que já é executado por analistas contratados pela CBF, os membros da comissão independente poderão referendar ou reformar as observações do responsável pela partida.

Ranking nacional
As notas vão compor um ranking da Comissão Nacional de Arbitragem, que será divulgado a cada rodada. Esta mesma Comissão Independente vai definir as sanções aos árbitros que cometem erros nas partidas e estabelecer um programa de reciclagem na Escola Nacional de Árbitros de Futebol.

Trios fixos Outra medida importante, é a adoção de trios fixos, o que melhora o entrosamento técnico entre árbitros e assistentes. Nunca gostei deste negócio de sortear um árbitro do RS, um assistente do AC e outro do RJ. Os caras se encontram muitas vezes no hotel, sem nenhum entrosamento, que na arbitragem é tão importante quanto em um time de futebol.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas