quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Queijos na mesa

- Publicidade -
Quinta-feira passada, feriado da Proclamação da República, falei aqui sobre a premiação dos queijos da Fazenda Carnaúba, do meu amigo Manelito Dantas Vilar (Taperoá, Paraíba), no IV Prêmio Queijo Brasil realizado em São Paulo entre os dias 9 e 11, dos maiores eventos do queijo artesanal brasileiro, conquistando medalhas Bronze, Prata e Ouro.  Outro aconchego da notícia é que queijeiros do Rio Grande do Norte também foram laureados se juntando a elite queijeira brasileira:  Wilton Rodrigues de Araújo, da Queijaria Caicó, localizada no município de Santa Maria, região do Potengi, Geraldo Juliano de Medeiros, da Queijaria Extra, de Cruzeta, e Lucenildo Firmino de Souza, Queijaria Serra de Santana, de Tenente Laurentino, bandas do Seridó.
Ano passado, quando aconteceu o III Prêmio, a Queijaria Santana foi premiada com a Medalha de Ouro. Agora ganhou Prata. A de Cruzeta, ganhou também Prata, e a Queijaria Caicó, do Wilton Roque de Araújo, duas: Bronze e Prata. Onze queijarias do Rio Grande do Norte concorreram este ano ao Prêmio Queijo Brasil, que é promovido pela Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro (“ComerQueijo”). Estavam inscritos 479 queijos representando 17 estados. O Estado com maior número de queijos inscritos foi Minas Gerais, 220, seguido de São Paulo, 162, Santa Catarina, 32, Paraíba, 18.
O Rio Grande do Norte, 11 Dos dois queijos da Queijaria Caicó, localizada em Santa Maria, premiados com medalha de Bronze , um é de manteiga (queijo de manteiga com raspa) e o outro de coalho natural. O queijo que ganhou Prata, é de leite de vaca, “queijo de coalho com carne de sol”.  O queijo da Queijaria Extra, de Cruzeta, é de manteiga (leite de vaca), como também de manteiga o queijo da Queijaria Serra de Santana, de Lucenildo Firmino de Moura.

O Rio Grande do Norte é destaque sim entre os melhores produtores de queijos artesanais do Brasil. Este ano os queijos foram julgados por 24 jurados. Um deles, o Bruno Cabral, que é o presidente da Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro, falou durante a realização do evento: “Nosso principal desafio agora é colocar rumo nos nossos próximos passos. Distribuir o Prêmio Queijo Brasil pelo Brasil, sair de São Paulo e desembarcar em novo portos, levar o queijo artesanal brasileiro para o Brasil e os brasileiros”.

O prêmio foi disputado por queijos de leite de vaca (a grande maioria dos inscritos), de cabra, de ovelha e de búfala. Por sinal teve queijos de leite de búfala premiados com medalha de Prata e Ouro. O Rio Grande do Norte não esteve representado com queijo de leite de búfala, mas aqui se produz esses queijos de ótima qualidade.

Vamos, então, aos queijos com todos os vinhos.

Política
Deu na coluna Painel, da Folha de S.Paulo:

– À frente da articulação para formar um bloco de oposição ao próximo governo no Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) se encontrou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na segunda (12).

– A ideia de Randolfe, que já iniciou conversas com o senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) é atrair o PSDB para o grupo, que também reuniria PSB e PPS.

– Uma possibilidade seria o bloco lançar Tasso Jereissati (PSDB-CE) na disputa pela presidência do Senado em fevereiro, caso Renan Calheiros (MDB-AL) seja candidato.

Leopoldo Nelson  Terça-feira que vem, 20, na Galeria Newton Navarro, da Funcarte (avenida Câmara Cascudo), tem a abertura de uma exposição em homenagem ao pintor Leopoldo Nelson (1940-1994). É uma homenagem da Capitania das Artes ao grande artista.

São 36 obras, entre pintura em tinta a óleo, tinha acrílica e desenhos, pertencentes a acervos de sua família e de amigos, além de fotografias e um pôster de uma exposição sua na Suíça. A abertura está marcada para as 19 horas.

Hermilo
Escritores, poetas e professores pernambucanos e paraibanos se encontrarão segunda-feira, 19, em João Pessoa para um ato de homenagem ao centenário de nascimento de Hermilo Borba Filho, o grande dramaturgo, romancista e diretor teatral pernambucano. Foi Hermilo quem lançou Ariano Suassuna como autor teatral, dirigindo sua primeira peça “O Auto da Compadecida”.

O encontro será na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego. Na parte da manhã, acontece a “Manhã Paraibana”, com a participação do escritor Neroaldo Pontes Azevedo, do poeta Sérgio Castro Pinto, da professora e ensaísta Geralda Medeiros da Nóbrega e da professora e também ensaísta Josimere Maria Silva.

 Das 14 às 18 horas acontecerá a “Tarde Pernambucana”. Lá estarão Leda Alves, atriz, administradora cultura e viúva de Hermilo, o professor e dramaturgo Joao Denis, a jornalista e cineasta Carla Denise e o escritor e editor Juareiz Correya.  Haverá lançamento de livros e exposição multimídia.

Pego uma carona para acrescentar: o teatro do Rio Grande do Norte deve muito a Hermilo Borba Filho. Atuou por aqui, trazido por Meira Pires, nos anos de 1960/70.

Cerâmica 
O deputado estadual Hermano Morais (MDB), a convite do prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, participou, ontem, na Fiern, da reunião do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha para Construção do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN).

Há anos que o deputado se colocou ao lado da luta em favor dos ceramistas potiguares.

Livro 

Dia 28, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, tem lançamento de livros que integram a coleção “Literatura Viva Potiguar”, da Editora Bagaço.

Os autores são Manoel Onofre Júnior, Tarcísio Gurgel, Nelson Patriota, Manoel Marques Filho, Violante Pimentel, Eulício Farias de Lacerda e Bartolomeu Correi de Melo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas