quarta-feira, 8 de maio, 2024
26.1 C
Natal
quarta-feira, 8 de maio, 2024

Queima de fogos atrai centenas de pessoas na praia da Redinha

- Publicidade -
Mariana Ceci
Repórter
Centenas de pessoas se reuniram na praia da Redinha, na zona Norte de Natal, para celebrar a virada do ano e assistir à queima de fogos que acontece na Ponte Newton Navarro. Da orla à faixa de areia, à praia estava lotada de pessoas das mais diferentes idades. De acordo com policiais militares que estavam no local, a noite foi considerada “tranquila”, e sem maiores ocorrências.
O gerente administrativo Tiago Airton, de 34 anos, foi um dos que, ao lado dos amigos, optou por passar a virada na Redinha. “É a primeira vez que passamos aqui e achamos maravilhoso. Organizado e tranquilo”, relata Tiago. Para ele, as expectativas para 2019 estão principalmente voltadas para a situação do país. 
Natalenses acompanharam a queima de fogos na praia da Redinha
Natalenses acompanharam a queima de fogos na praia da Redinha

#SAIBAMAIS#“Que em 2019 possamos ter mais paz, mais emprego e uma economia estável em nosso país que possa dar segurança às pessoas”, afirma Tiago. O gerente administrativo não foi o único a citar, como desejos para o ano seguinte, coisas que tinham a ver com a situação política  econômica do país: de fato, todos as pessoas entrevistadas durante a noite pela equipe de reportagem citaram, como desejos para 2019, um país melhor e com menos criminalidade. 
É o caso da artista plástica Jana Alves, de 58 anos. Na Praia do Meio, na zona Leste da cidade, Jana foi deixar oferendas para Iemanjá, orixá homenageada anualmente na cidade na passagem do ano. “Vim deixar as flores como agradecimento por uma graça alcançada em 2018”, relata. Para 2019, ela afirma pedir a Iemanjá proteção para si e para o país. “Vivemos em tempos de muita violência. Meu desejo para 2019 é que possamos viver em um país melhor, com mais segurança e paz”, afirma. 
Apesar de celebrada anualmente na virada do ano, o pai de santo William Abdo da Silva, que comandou a cerimônia da umbanda em homenagem à Iemanjá na Praia do Meio, explica que a rainha dos mares não está diretamente associada à virada do ano. “Iemanjá em si não está ligada à passagem do ano diretamente. O dia dela é 2 de fevereiro”, explica. A homenagem, no entanto, se estabeleceu como tradição pelo fato de Iemanjá ser, entre as religiões de matriz africana, a mãe de todos os orixás. 
“Como ela é a mãe de todos os orixás, pedimos através dela a proteção de todos eles para o ano que se aproxima. Que eles possam nos trazer paz, união e irmandade, coisas que estão faltando muito em nosso país”, afirma William que, ao lado de outros 20 pessoas do terreiro deram boas vindas a 2019 com batuques e cânticos. 
Mesmo entre os jovens casais, os desejos de ano novo foram, principalmente, voltados para a área do emprego e da segurança. O frentista Renato Idalino, de 23 anos, e a estudante de enfermagem Dayane Gomes, de 20 anos, relataram que esperam um 2019 de mais emprego e segurança. “Que em 2019 possamos ter mais oportunidade, mais segurança e que as pessoas possam viver com mais tranquilidade”, falou Renato.
Tanto na Redinha como na Praia do Meio, o trânsito de acesso aos locais de festa estavam tranquilos, sem muitos engarrafamentos e com agentes da STTU fazendo o controle dos carros no local.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas