sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Quem leva em 2007?

- Publicidade -

Todo começo de temporada esta  coluna tem dado um balanço para ver a tendência de cada clube de ganhar o título com base na terminação do ano. É apenas uma tendência, sem essa de tarô ou búzios, sempre pesquisando campeonatos passados. A pesquisa mostra que os anos terminados em sete  favorecem o América. Nos oito campeonatos já disputados, de 1919 até 2006, o time rubro ostenta cinco “canecos” contra três do seu velho rival. O América é campeão de 1927, 37, 57, 67 e 87, enquanto o ABC ganhou 37, 47 e 97. Potiguar/M, Baraúnas, Alecrim, Santa Cruz e Corinthians/CA, que são os outros campeões, nenhum tem título em ano terminado em sete.

ABC na frente

Se o ranking da CBF é favorável ao time rubro com base no que tem produzido nos Campeonatos Brasileiros, o ranking da revista Placar de janeiro prioriza basicamente os campeonatos estaduais. É aí que o Alvinegro leva vantagem devido a seu curriculo estadual ser bem mais gordo. O somatório da Placar dá o 27º lugar ao ABC e o 33º ao rival América.  Só o decacampeonato conquistado pelo clube abecedista, de 32 a 41 já desequilibra.

Secretaria

Parece que, dessa vez, o esporte no RN vai ganhar sua secretaria especializada. Pelo menos é uma das promessas feitas pela governadora Wilma de Faria, preenchendo um vazio há anos reclamado pelos que fazem o esporte amador. Além das federações e ligas, o que dispomos são a SEL, em termos municipais e a Codesp, no estado, cuidando do esporte escolar. No interior, só as frágeis ligas municipais.

Secretaria (2)

Na administração Cortez Pereira, final dos anos 60 e começo de 70, foi criado o Fundo Estadual de Esportes, mas teve vida curta por falta de recursos. O esporte amador ficou de novo à deriva, e o resultado são as federações tendo de cair em campo com pires na mão tentando uma passagem aqui, uma ajudinha acolá. O nome mais em evidência para assumir a nova pasta é do deputado Cláudio Porpino, até pelo seu trânsito livre em todas as áreas do esporte.

Volta

A expectativa do torcedor e dirigentes americanos, agora, é quanto à apresentação dos jogadores recentemente contratados e, claro, pela volta de Estevam Soares. Do elenco que subiu para a “A” poucos retornam. A maioria é de caras novas, muitos com sotaque gaúcho, comedores de churrasco e caídos de amores por um bom chimarrão. Amanhã, Souza coloca sua assinatura do contrato de mais um ano com grande presença da torcida. 

Contra a fome

Depois de mais um sucesso da promoção “Pelada contra a Fome” o advogado e esportista Felipe Augusto só tem recebido elogios. Goleiro promissor quando era da categoria juniores do América,  chegando a jogar no Vasco da Gama, preferiu enveredar pela carreira jurídica, onde faz sucesso na área trabalhista.

Contra (2)

Felipe já fez muita “raiva” a dirigente de clube na condição de  defensor dos profissionais da bola quando não recebem seus salários. Agora, ele contabiliza o sucesso pelo lado filantrópico ajudando centenas de famílias carentes produto do arrecadado na vitoriosa promoção. Com quilos em excesso, ele já não brilha mais como goleiro.

Fim de papo

O que passou, passou, começo de ano é a hora de analisar o que foi feito de bom e rendeu frutos. No futebol a coisa não é diferente. Jogadores e treinadores que não lograram êxito, com certeza não voltarão em 2007. Como só o campeão pode ostentar um riso fácil, a maioria – já se vê, retorna insatisfeita.

Mais solto…

Há muito não ouvia uma entrevista longa do meiocampista Souza. Aconteceu na última quinta-feira, por ocasião do Globo Esportivo 1a. edição, “sabatinado” por Santos Neto e Ricardo Silva. É visível o progresso do garoto Souza dos primeiros anos como profissional, falando pouco e timidamente.

Mais solto (2)

Lembro bem do jogador no Corinthians Paulista, quando viveu a melhor fase. Era um meninão no Parque São Jorge, muito dinheiro no bolso, carrões. Nesse tempo dava-se ao luxo de ter um “Eclipse”, importado. Quando o jogo terminava, seu desejo era chegar ao vestiário e sumir. Nada de entrevistas.

FNF reabre

Depois de 15 dias de recesso, a FNF reabre suas portas nesta terça-feira, e começa a cuidar da festa de abertura da temporada 2007 programada para o dia 17, no Natal Shopping. Alexandre Cavalcanti e seu fiel escudeiro, o secretário Thiago Cavalcanti prometem uma festa de arromba no dia 17, diferente de tudo quando já foi feito anteriormente na FNF.

Gratuidade

A FNF tem falado muito na apertura devido à falta de grana. Será que as inscrições dos jogadores continuarão sendo gratuitas?

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas