Quem vai à delegacia critica eficiência

Publicação: 2013-12-06 00:00:00 | Comentários: 0
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São Paulo (AE) - Mais da metade dos brasileiros (54,6%) que procuraram a polícia se dizem satisfeitos com os serviços prestados. Mas apenas 10,3% dos entrevistados relacionam essa satisfação com a competência dos policiais na resolução do caso. O motivo principal da avaliação positiva dos policiais foi o atendimento cordial e gentil recebido (23,2%) e a boa vontade para resolver o caso (24,2%). Entre as perguntas sobre o trabalho policial, aparecem muitas lacunas nos serviços prestados. Entre os que se disseram satisfeitos, apenas 3,7% afirmaram que a polícia prendeu o assaltante e só 2,5% disseram que foram informados sobre o andamento do caso.

“O Brasil não pode ser refém do medo e da desarticulação institucional. Há uma baixíssima confiança nas polícias brasileiras. O Brasil tem dedicado pouca prioridade à Segurança Pública, relegando-a, quase sempre, a uma agenda reativa e atrasada em relação ao crime e à violência”, diz o sociólogo Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Nos Estados Unidos, apenas 12% da população não confia nas policiais locais. Na Grã-Bretanha, a porcentagem dos que desconfiam é de 18%. “Uma reforma precisa entrar urgente na pauta.”

A discriminação por raça, gênero e religião é o tipo de crime em que a população menos procura a polícia para registrar queixa. A notificação é de apenas 2,1%, o que significa que 79,9% daqueles que se sentiram agredidos não levaram o caso às autoridades.

A ofensa sexual fica em segundo lugar na porcentagem de crimes com mais subnotificação. Segundo dados da pesquisa de vitimização.

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