sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Questão islâmica em debate

- Publicidade -

Direito, política e religião são os ingredientes principais da quarta edição do FARNSim  – Simulação Intermundi da FARN, que promete trazer à mesa de debates, mais um assunto polêmico e atual: “Tolerância Religiosa: Mecanismos de aproximação entre Oriente e Ocidente”. Em outras palavras, a questão islâmica estará em pauta no projeto, que este ano terá o formato de um comitê único – o Conselho de Direitos Humanos (CDH) – órgão da ONU. O projeto ocorre durante o 10º Congresso de Iniciação Científico da FARN, aberto ontem.

O objetivo é simular, o mais próximo da realidade, o que aconteceria em uma reunião do Conselho de Direitos Humanos, baseado no tema proposto, e propor resoluções para solucionar os problemas existentes, e os surgidos durante a discussão. Cada delegação é composta por dois alunos e representa um país. O CDH tem como objetivo promover e proteger os direitos humanos ao redor do mundo, localizando violações a esses direitos e fazendo recomendações para cessá-las.  

Dentre suas diversas atribuições estão: promover a educação e o aprendizado em direitos humanos bem como serviços consultoria e canal de diálogo sobre questões temáticas, fazer recomendações à Assembleia Geral para um maior desenvolvimento do direto internacional no campo dos direitos humano, e contribuir para a prevenção das violações de direitos. É composto por 47 Estados-membros eleitos pela Assembleia Geral. 

Segundo uma das organizadoras do FARNSim, a aluna de Direito Egle Azevedo, a questão islâmica tem uma evidente importância e preocupação mundial. “Desde sempre as questões religiosas têm sido alvo de discussões no plano internacional, devido a toda a celeuma envolvida”. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas