Quitanda literária chega a Baía Formosa

Publicação: 2020-11-25 00:00:00
De pés na areia da praia também se aprende a ler. A ONG Casa Formosa entregou à cidade de Baía Formosa a primeira “Quitanda Literária”. A iniciativa é uma espécie de biblioteca comunitária em uma geladeira estilizada, que está permanentemente ao ar livre na calçada da organização, onde qualquer pessoa poderá “degustar os alimentos literários”, ou seja, pegar os livros gratuitamente. O slogan do projeto é “Seja livre, leia!”.

Créditos: DivulgaçãoGeladeira fica exposta e pode ser acessada por qualquer umGeladeira fica exposta e pode ser acessada por qualquer um

A quitanda é abastecida com livros de diversos gêneros literários, inclusive infantis, para incentivar a leitura em todas as faixas etárias. Não precisa de algum tipo de cadastro para usufruir do projeto, basta abrir a geladeira, levar pra casa, e trazer um livro para trocar por outro. “Mas é importante não levar mais de dois livros a cada semana, para que todos e todas tenham acesso aos livros disponíveis”, destacou as dirigentes da ONG, as educadoras Raíssa Queiroz, Josidalva Brito e Ruth Tanoeiro e a jornalista Edileide Vilaça.

Para manter o projeto em plena atividade, a captação dos livros é feita através de doações, e pede-se apenas que não sejam doados livros técnicos e didáticos. As doações dos livros podem ser feitas através de um contato prévio pelo e-mail casaformosabf@gmail.com. Baía Formosa está localizada no litoral sul do estado, sendo conhecida por suas belezas naturais e também por ser o local de nascimento de Ítalo Ferreira, campeão mundial de surf.