quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Racismo

- Publicidade -

Vicente Estevam/ [email protected]

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol faz levantamento desde 2014 sobre os casos de racismo em competições realizadas pela Conmebol. Os números apontam que, nestes torneios, os argentinos são os recordistas em atos racistas. No Brasil, os números apontam para casos de intolerância principalmente nos Estados de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro. Esses números chamam a atenção não apenas pelo crime em si. Eles enfraquecem a teoria de que algumas atitudes ruins estão associadas diretamente a falta da educação, ou condições sociais difíceis. Em tese, estados como São Paulo e Rio de Janeiro possuem um IDH superior aos estados nordestinos e, dessa forma, pressupõem-se que a população deveria estar mais consciente sobre o crime. No entanto, os números mostram o contrário e fica claro que o preconceito tem raízes ainda mais profundas e tornam ainda mais clara a necessidade da legislação mais dura para punir criminosos que insistem em não respeitar as diferenças. Se a educação não é suficiente, a Lei se transforma num instrumento eficaz para controlar esse tipo de ato.
Arena América
Amanhã a torcida americana festeja a entrega do primeiro módulo da Arena América, em Parnamirim. A direção do clube pede para que os torcedores antecipem a chegada ao local para diminuir o engarrafamento que deve surgir naturalmente pelo fato de apenas uma via principal existir na localidade. Confira a programação da festa:

11h – Início da festa com DJ PL na área externa de nossa arena

12h – Abertura dos portões Arena

12h15 – Show Musical com a banda Gota Elétrica

14h- Início do ato solene de inauguração com bênção e hasteamento do pavilhão nacional.

15h – Queima de fogos na entrada oficial dos jogadores

15h15 – Início do jogo Moura x Souza

16h45 – Queima de fogos

16h45 – Encerramento com música eletrônica

18h – Final com dispersão do público

Torcidas
Outra pesquisa, divulgada essa semana, chamou a atenção de analistas no Brasil inteiro. O instituto Datafolha falou sobre a maiores torcidas do País. Segundo os números, o Flamengo lidera com 20%, seguido do Corinthians – 14%, São Paulo – 8%, Palmeiras 6%, Vasco, Grêmio e Cruzeiro 4%, Inter/RS e Santos 3%, Atlético/MG 2%, Botafogo e Fluminense 1%. Além do eterno debate sobre a veracidade dos números, que sempre surge no caso de pesquisa, dessa vez outra questão foi levantada. Alguns comentaristas atentaram para o fato de a maior torcida – 22% ser justamente a que não torce por ninguém. Muitos ficaram surpresos e disseram que isto refletia a violência no futebol, a baixa qualidade das equipes, influência das televisões, etc, etc, etc. Teses alarmistas que não levam em consideração o fato de que 20% da população pode e deve ter outros interesses que não seja o futebol. A teoria “unânime” de que o Brasil é o país do futebol fez as pessoas acreditarem que aqui em terras tupiniquins, todo mundo é um fanático pelo esporte bretão. No entanto, desde sempre conheci apaixonados por outros esportes e que não dão a mínima para o futebol e outros que preferem outras diversões, longe da prática esportiva.
Torcidas 1
Logo, ter 20% da população brasileira que não tem o menor interesse pelo futebol, também é importante para que tenhamos uma margem suficientemente capaz de diminuir o risco do uso, dessa modalidade esportiva, como instrumento para influências em outras áreas da nossa vida social. Ao longo de anos, ouvimos que o futebol seria uma das formas de tirar o foco da população em relação ao debate de problemas maiores. Pela pesquisa, ao menos 20% do povo está “vacinado” contra isso pelo desinteresse com o futebol.
Meia do Sol
A Meia Maratona do Sol será realizada neste sábado (21). A 6ª edição do evento estará reunindo mais de 7 mil atletas, com largada pontualmente às 16h na Arena das Dunas, em Natal, para as distâncias de 21km, 10km e 5km. A principal dica para minimizar transtornos para quem não vai participar do evento é evitar acessar o campus da UFRN, a não ser que o local seja o destino final da pessoa. O único acesso liberado é por Nova Descoberta, pela rua Djalma Maranhão, do 7º Batalhão de Engenharia do Exército. A entrada e saída para o Campus Universitário será exclusivamente pela via que leva ao ginásio principal da universidade. Confira os trechos interditados:

Av. Lima e Silva | Entre o viaduto da Prudente de Morais e o Sebrae

Marginal da BR-101 | Sentido Natal Shopping

Marginal da BR-101 | Entre o Via Direta e o viaduto do Quarto Centenário

UFRN | Do acesso ao túnel de Candelária até a Av. Dr. Solon de Miranda Galvão

Avenida Engenheiro Roberto Freire | Lado do calçadão

Via Costeira | Lado das dunas

Av. Romualdo Galvão | Entre a Av. Lima e Silva e a Av. Miguel Castro

Túnel da Av. Romualdo Galvão

Julgamento
O Superior Tribuna de Justiça Desportiva – 3ª Câmara, marcou para a próxima quinta-feira (26), às 14h o julgamento que envolve a reclamação do ABC contra o uso irregular do técnico Celso Teixeira pelo Treze/PB. Apesar do pedido do time potiguar ter fundamento, falta-lhe força jurídica para que a decisão o favoreça. A entidade que comanda a justiça desportiva deverá multar o treinador pela irregularidade e notificar a Confederação Brasileira de Futebol – CBF para que o regulamento seja mais claro para a próxima temporada. Uma decisão que rebaixe o time de Campina Grande iria gerar uma briga judicial muito grande, coisa que a CBF não busca. Acomodar a situação parece ser o caminho mais óbvio nesse momento.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Clássico