quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Radar reduz em 45% o índice de acidentes na BR-101

- Publicidade -

Com apenas um mês de funcionamento, o radar móvel instalado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no trecho urbano da BR-101 (de Natal a Parnamirim) conseguiu inibir o excesso de velocidade. Com a velocidade máxima limitada a 80 km/h para automóveis pequenos e 60 km/h para veículos pesados, o número de acidentes caiu 45% em relação à média dos meses anteriores. O índice, comemorado pela PRF, incentivou a instituição a instalar no próximo mês um radar, também, na BR-101 Norte, entre a Ponte de Igapó e  Extremoz.

Segundo o chefe do setor de Comunicação Social da PRF, inspetor Roberto Cabral, na BR-101, entre o Complexo Viário do 4º Centenário, nas imediações do Machadão, ao Complexo Trampolim da Vitória, em Parnamirim, ocorriam em média de quatro a cinco acidentes por dia no trecho de apenas dez quilômetros. “Hoje, depois da implantação do radar móvel, a média de acidentes é de 2,25 dia”, explicou. Ele disse que entre Natal e Parnamirim foram registrados 35% de todos os acidentes nas rodovias federais do Estado em 2006.

Ele citou que os acidentes, devido à redução no limite da velocidade máxima, são menos graves. “Durante os quatro dias da Operação Ano Novo registramos nove acidentes no trecho fiscalizado pelo radar, mas todos sem vítimas fatais. Nos quatro dias da Operação Natal foram apenas dois acidentes também sem vítimas. Na nossa avaliação, por causa da velocidade praticada, quando ocorrem acidentes, são de menor proporção”, justificou.

Durante o período fiscalizado pelo radar foram aplicadas 815 autuações. “Se considerarmos que 50 mil veículos passam por aquele trecho por dia, nos dois sentidos, em um mês o volume de autuações foi baixo”, disse o inspetor. Segundo a PRF nenhum motorista foi pego de surpresa com a instalação do radar. Placas móveis de sinalização foram montadas a um quilômetro de distância do radar, dando tempo para o motorista que porventura estivesse além do limite permitido, reduzir a velocidade. Além disso, o radar é programado para dar ao motorista uma tolerância sobre a velocidade máxima permitida.

A legislação de trânsito prevê multa de R$ 85,00 a R$ 574,00 por excesso de velocidade. A multa é proporcional ao limite de excesso. Os motoristas ainda são punidos com pontos na carteira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas