Viver
Rampa recebe lançamento de Livro sobre Augusto Severo
Publicado: 00:01:00 - 12/05/2022 Atualizado: 21:19:34 - 11/05/2022
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão faleceu há exatos 120 anos, no dia 12 de maio de 1902, nos céus de Paris. Para celebrar a imagem do notável inventor potiguar, será realizada uma homenagem nesta quinta-feira (12), às 15h, no Complexo Cultural Rampa, em Santos Reis. Na ocasião será lançado o livro “Augusto Severo: o homem que sonhou voar” (EDUFRN), produzido em conjunto por Angela Almeida, Helton Rubiano, Rafael Campos, e Michele Holanda. O evento receberá convidados, imprensa e autoridades. 

Divulgação
Livro “Augusto Severo: o homem que sonhou voar”

Livro “Augusto Severo: o homem que sonhou voar”


A jornalista, pesquisadora e artista plástica Angela Almeida conta que o novo trabalho sobre Augusto Severo é bastante diferente de tudo que já havia sido feito até então. “No começo, pensamos em fazer uma biografia com fotos, mas não conseguimos novas imagens com boa resolução. Além do mais, ficaria algo muito comum, sem novidades. Então pensamos em algo diferente: um livro ilustrado, cheio de cores”, conta. 

“O homem que sonhou voar” foi pensado para um público mais jovem, infanto-juvenil, segundo Angela. Ela cuidou das ilustrações, baseadas em fotos antigas de Augusto Severo, bem como em momentos da vida dele, e lugares onde ele esteve. O designer e artista visual Rafael Campos complementou as ilustrações com cenários e imagens adicionais. “O resultado é extremamente bonito, o que torna o livro interessante não apenas para crianças, mas também para adultos interessados em arte”, ressaltou. 

As ilustrações do livro são acompanhadas por textos sobre a vida de Augusto Severo – mas sem academicismos, diz Angela. “São textos informativos, mas simples, lineares e diretos. A ideia é que o livro atinja mesmo o público mais jovem, que se interessaria em saber mais sobre uma figura importante da nossa história”, diz. Angela, que também  é fotógrafa, conta que ilustrar foi um exercício prazeroso. Na ocasião será exibida um vídeo em  animação baseado nos desenhos do livro.  

Augusto Severo é um nome significativo para a curadoria do projeto de ocupação artística do espaço, o “Rampa – arte museu paisagem”, que vai projetar novos futuros para o Complexo, atraindo visibilidade internacional. Sob a responsabilidade da Casa da Ribeira, o projeto tem curadoria de Gustavo Wanderley e Rafael Bicudo. Além do lançamento do livro, os convidados poderão conferir  o site da Rampa (www.rampacultura.com.br), já com parte do acervo digital do projeto. A coordenação do núcleo museológico é de Marília Bonas, profissional reconhecida na área, e uma das diretoras do Conselho Internacional de Museus.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte