quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Ramzi Elali deixa o cargo de secretário de Turismo

- Publicidade -

Um dia depois de encerrar o 3º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, no Centro de Convenções, o empresário Ramzi Elali pediu exoneração dos cargos de secretário Estadual de Turismo e presidente da Emprotur. Ramzi Elali entregou a sua carta de exoneração ao secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado do RN, José Anselmo de Carvalho Júnior na manhã de ontem, 29. Ele é o sexto secretário exonerado do governo.
Ramzi Elali alegou motivos pessoais para deixar o cargo de secretário estadual de Turismo
Segundo o secretário de comunicação do Governo do Estado, Alexandre Mulatinho, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu a carta de exoneração e, nos próximos dias, vai reunir as lideranças políticas para definir um novo titular para a pasta. Segundo ele, não há data definida para o anúncio do substituto de Ramzi Elali, que era uma indicação direta do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Ontem, haviam especulações de que um dos nomes cotados para assumir o cargo era do economista Ivanaldo Bezerra, que já foi secretário de Indústria, Comércio, Planejamento e Turismo do governo estadual, na gestão de Garibaldi Alves Filho. Por telefone, Bezerra se mostrou surpreso e disse à TRIBUNA DO NORTE que não tinha sido consultado por nenhum interlocutor do governo.

“Ninguém falou comigo. Acabei de assumir a Sim TV e estou me dedicando a esse projeto”, arrematou Bezerra. O economista não negou que pode estudar a possibilidade de assumir a pasta se for convidado. Há quatro dias, Bezerra assumiu a superintendência da . Outro nome que chegou a ser mencionado nas redes sociais como possível sucessor foi o do empresário Enrico Fermi, que passou a residir em Brasília, após assumir a presidência nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Por telefone, Enrico disse à TN que não foi consultado, deixando claro que descartaria o convite e que seus projetos pessoais têm prioridade. “Me preparei para essa área empresarial, para assumir a ABIH Nacional e acho que nesse cargo posso dar maior contribuição ao Estado”. Ele lamentou a saída de Ramzi Elali. “É uma perda para a gestão do turismo. Por ser do setor, Ramzi conhecia as soluções dos problemas”, disse Fermi.

O presidente da ABIH fez críticas ao governo por não priorizar a pasta. “O grande problema do turismo hoje”, disse ele, “é que o setor não é tratado com prioridade e falta decisão de governo no tocante aos investimentos para o turismo”. Segundo Fermi, essas  são razões suficientes que poderiam ter desmotivado o ex-secretário.

Por enquanto, o secretário adjunto da pasta, Eduardo Bulhões, passa a responder pela Seturde. Com a saída de Em menos de um mês, Ramzi Elali é o segundo titular do primeiro escalão a deixar o governo. Antes, Fábio Hollanda, indicado pelo PR,  pediu exoneração.

Até agora, o governo não nomeou um novo nome para a pasta. O atual secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair Rocha, é quem assume a Sejuc,  acumulando os dois cargos.

Empresário estaria insatisfeito com isolamento no governo

As circunstâncias que levam à saída de Ramzi Elali motivaram diversas especulações. Nem ele, nem o governo quis confirmar os comentários de bastidores de que sua saída estaria relacionada ao descontentamento por não estar sendo convocado para reuniões importantes de governo que dizem à Copa do Mundo e ao turismo; e a falta de condições estruturais, que se tornou insustentável na semana passada com o corte de energia elétrica na sede da Seturde, por inadimplência.

A prova maior do desprestígio da pasta foi a ausência de Ramzi Elali na missão que levou aos Estados Unidos os secretários Benito Gama (Desenvolvimento Econômico), Obery Rodrigues (Planejamento e Finança) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, no último dia 13 de março.

A comissão tratou de temas como voos comerciais regulares dos Estados Unidos para Natal e a vinda de um maiores grupos de hotelaria do mundo, o Metro Goldwyn Mayer (MGM Resorts) para o RN. Questionado em entrevista na Inter TV, semana passada, sobre a política do Estado para atrair investimentos de grandes grupos hoteleiros internacionais, Ramzi divergiu e defendeu que o RN não precisa ter mais hotéis.

“Pelo contrário, temos cerca de 30% de leitos ociosos na nossa rede hoteleira”, disse na entrevista. O Rio Grande do Norte, segundo Ramzi, precisa de opções de lazer como parques aquáticos e centros de turismo. Na carta que entregou ao secretário-chefe do Gabinete Civil Anselmo Carvalho, Ramzi alegou “motivos pessoais e incompatibilidade de tempo” para a saída, agradeceu a confiança depositada nos 15 meses de gestão [ele estava no cargo desde o início do Governo Rosalba] e afirmou que o momento é favorável ao setor.

No ramo do turismo há 27 anos, Elali vai retomar as suas obrigações como empresário e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN. Durante toda a tarde de ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato telefônico com Ramzi Elali para uma entrevista. Mas os dois números que possui estavam desligados.

Exoneração repercute na Assembleia

O líder do governo Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego (DEM) não acredita que o ex-secretário Ramzi Elali tenha sido “desprestigiado”. “No casos desses eventos da Copa não há restrição. As reuniões são todas abertas e, geralmente, os convites são estendidos a todos os integrantes do governo”, afirmou Getúlio, saindo na defesa do Executivo.

“Sempre que tenho interesse em participar de algum desses eventos, me apresento e sempre fui muito bem recebido e acredito que toda a equipe tem de governo tem o mesmo tratamento”, afirmou Getúlio. Ele disse que vê a saída de forma “muito natural” até porque “cada um tem o direito de aceitar e de deixar um cargo público a qualquer tempo”.

O deputado disse que ainda não teve conversa com a governadora sobre a substituição, mas acredita que antes de decidir sobre o novo titular, ela deve consultar o ministro Garibaldi Alves Filho. “É natural que a governadora faça essa consulta já que a pasta está na cota do ministro”, disse ele.

No plenário da Assembleia Legislativa de ontem, 29, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) lamentou o que chamou de “estado de crise do setor turístico do RN”. Segundo Mineiro, “a saída do secretário reflete os problemas no modelo de gestão que vem sendo empregado pelo Governo do Estado, a qual não é focada nos setores centrais”.

O deputado teceu duras críticas à falta de atenção que a gestão atual tem dispensado ao setor turístico, considerado um dos carros chefe do crescimento econômico da região. “O que vemos é a ausência de uma política mais permanente para o setor. O Estado não tem uma discussão a respeito do turismo como atividade geradora de renda”, afirmou em plenário.

O deputado alertou que duas pastas estão sem titulares. A   Sejuc está sem secretário há 15 dias e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Idiarn), sem presidente há mais de 10 dias. Já o deputado Tomba Farias (PSB) definiu a saída de Ramzi Elali como sendo outra grande perda do governo Rosalba Ciarlini.

“A saída de Ramzi Elali”, disse Tomba, “representa uma grande perda para o nosso Estado. Era uma pessoa do setor, portanto que entendia sobre o organismo chamado Turismo – suas atividades e o seu funcionamento”. Nas redes sociais, integrantes do trade turístico lamentaram a saída de Ramzi Elali da pasta do turismo.

Deputado afirma que PMDB não fará indicação

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) descartou que o partido não vai sugerir, nem fazer indicações para a titularidade da Secretaria Estadual de Turismo (Seturde). “Não estamos nessa aliança com o Governo Rosalba”, afirmou Walter Alves, “por cargos. Ramzi pediu pra sair e não vamos interferir nessa sucessão”.

Walter disse que espera que o governo “nomeie alguém à altura do nome Ramzi” e que “a decisão seja mais técnica, que política, mas que cabe a governadora”. Walter Alves concedeu a entrevista, logo depois de ter conversado com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que teve influência direta na indicação de Ramzi Elali para a Seturde.

O deputado pemedebista disse que a saída e a não indicação de um novo nome pelo partido não desgasta a relação com o governo. “A saída de Ramzi é um problema pontual. Não há crise”, afirmou. Walter lamentou a saída de Ramzi por ser “um secretário competente” que “contribuiu muito para o turismo potiguar”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas