Reality Mestres do Sabor estreia quinta-feira

Publicação: 2019-10-09 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Os amantes da gastronomia – e os apaixonados por reality show – têm um encontro marcado na telinha, nesta quinta-feira, com a estreia do ‘Mestre do Sabor’, novo reality de gastronomia da Globo, que chega para concorrer com o Masterchef Brasil. O programa vai ao ar após a novela das nove, trará chefs profissionais como competidores e ainda cinco chefs renomados como mentores. No comando, o francês Claude Troisgros, que apresenta o programa ao lado de seu escudeiro Batista. Completam o time, um trio de mestres formado por José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão.

Mentores José Avillez, Kátia Barbosa, Leo Paixão, Claude Troisgros e Batista
Mentores José Avillez, Kátia Barbosa, Leo Paixão, Claude Troisgros e Batista

“O assunto caiu no gosto do brasileiro. Primeiro porque, além de curioso, o Brasil é um país imenso e muito jovem e a sua gastronomia é tão jovem quanto a percepção de sabores e aromas são novos também. Tínhamos uma relação com a comida absolutamente simples e a TV trouxe ao grande público a possibilidade de conhecer mais o nosso país, seus sabores, ingredientes e hábitos alimentares completamente diverso. Isso nos leva à compreensão de quem somos enquanto país”, disse a chef carioca Kátia Barbosa.

O português José Avillez concorda com a companheira de programa e ressalta a contribuição de ‘Mestre do Sabor’ para a visibilidade da culinária brasileira. “O programa é o reconhecimento da importância da cozinha como cultura de um país. É a aposta na promoção das tradições brasileiras e na divulgação da melhor cozinha e cozinheiros que temos”, aposta o chef, lembrando que o programa também será transmitido em Portugal.

O apresentador Claude Troisgros comentou sobre os competidores: “Temos um chef português como mestre, o que representa a comida que nos traz a história do Brasil, mas focamos muito no produtor brasileiro, nos produtos brasileiros, no sabor brasileiro. E passamos para os nossos chefs cozinheiros essa pegada do Brasil. Eu sou francês, mas durante 40 anos foi meu trabalho e minha filosofia valorizar o produto fresco do Brasil. E a pegada do programa é essa”, revela Claude. Batista dá um pequenospoiler: “A cozinha tem quiabo, aipim, cará, que é um tipo de inhame, banana... Eu pensei que o programa e os candidatos fossem trabalhar com outros produtos e eles vieram com os produtos da minha terra. Fiquei muito feliz”, entrega o paraibano.

As fases do reality são as seguintes. Em Prato de entrada, a competição para garantir uma das 24 vagas, na qual participam chefs profissionais de todo o Brasil. Na pressão é a fase que tem duas etapas. A primeira, no formato time contra time, é o “Menu Confiança”. Os três times cozinham um menu completo. A segunda etapa é a “Batalha dos Cucas”. Nela, os chefs cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que são responsáveis por definir os dois participantes que deixam a disputa.

Duelos – Esta etapa tem duelos em “mata-mata”. Segue com Na balança, a fase de provas individuais, antes da semi-final. Na primeira, os chefs cozinham um prato e José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão elegem, cada um, seu preferido. Os chefs responsáveis pelos pratos eleitos são classificados para a semifinal. Os restantes cozinham individualmente em mais uma rodada da prova. Os mestres, novamente, elegem os melhores pratos e colocam mais três chefs na semifinal.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários