Reativado Conselho da Região Metropolitana

Publicação: 2019-10-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de Natal – CDMN foi reativado e seus membros empossados nesta quinta-feira, 17.  A Região Metropolitana de Natal engloba 15 municípios e possui 1,5 milhão de habitantes, representando 44% da população do Estado.

Conselho visa desenvolver políticas conjuntas para as cidades
Conselho visa desenvolver políticas conjuntas para as cidades

A governadora Fátima Bezerra, autora do projeto de Lei que criou a Região Metropolitana de Natal, há 20 anos, quando deputada estadual, lamentou que as últimas administrações não tenham dado a devida atenção aos problemas na capital e seu entorno.

"Queremos fazer o planejamento de forma integrada a partir da constatação de que muitos problemas não serão resolvidos por ações isoladas. É preciso pactuar decisões e ações para levar políticas públicas com qualidade e resultados à população", afirmou a governadora.

Entre os problemas apontados e comuns a todos os municípios da região metropolitana, estão o serviço de saúde e a mobilidade urbana. Para o o conselho, essa questões sendo tratadas de forma conjunta, tendem a ter melhores resultados.

O secretário Estadual de Planejamento, Aldemir Freire, é o presidente do Conselho que também tem como representante da Assembleia Legislativa o deputado Hermano Morais e como representante da Região Metropolitana de Natal, vereador em São Gonçalo do Amarante, Geraldo Veríssimo, além dos 15 prefeitos.

Aldemir ressalta que a Região é o maior núcleo demográfico do RN e uma das maiores áreas conurbadas do Nordeste. "Isto demanda um enorme esforço dos gestores públicos e ações integradas para atender as crescentes demandas em segurança, saúde, educação, transportes e infraestrutura, áreas essenciais para a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social".

Os 15 municípios que integram a Região Metropolitana de Natal são: Arez, Bom Jesus, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, Ielmo Marinho, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Vera Cruz.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários