terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Receita cria canal de denúncia

- Publicidade -

Brasília – A pedido dos dirigentes de setores da indústria prejudicados  pela concorrência desleal de produtos que entram no Brasil de forma irregular,  a Receita Federal inaugurou uma espécie de “disque-denúncia” pela Internet para  receber informações sobre indícios de fraudes e sonegação nas importações. A  partir de agora, todas as operações de importações individualizadas dos produtos  que mais são fraudados estarão listadas na página da Receita na Internet (www.receita.fazenda.gov.br/aduana/ImportProdSensiveis.htm)  para auxiliar o trabalho dos fiscais.

São cerca de 1.000 produtos, entre eles tecidos, fios, tapetes, óculos, vestuário,  brinquedos, máquinas, calçados e eletrônicos e produtos de informática, que  terão informações de importação divulgadas pela Receita, como peso, tipo, quantidade  e preço. Com base nessas informações, as empresas brasileiras, entidades empresariais  ou qualquer cidadão poderão fazer o monitoramento e verificar indícios de sonegação  fiscal por irregularidades e fraudes, como mudança na classificação do produto  ou subfaturamento do preço importado.

Os indícios poderão ser comunicados à  Receita que vai monitorar a empresa importadora suspeita.  “Quem está no mercado percebe claramente quando há uma operação estranha, que,  para nós, que não somos especialistas, fica muito difícil de detectar”, disse  o coordenador-geral de Administração Aduaneira da Receita, Roberto Medina.  A portaria com as regras para a divulgação das operações foi publicada no Diário  Oficial da União da segunda-feira passada. Segundo Medina, o nome e o local  da empresa importadora estarão preservados para evitar que concorrentes se utilizem  desse canal de informações para prejudicá-las com informações falsas. A pessoa  que denunciou a suspeita terá que se identificar, mas a sua identidade estará  protegida por sigilo. O informante só poderá fazer a denúncia se tiver cartão  de certificação digital, que funciona como uma assinatura eletrônica. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas