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Receita de Sucesso em Natal

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O Sebrae-RN fará no próximo dia 8, às 14h, o lançamento do Programa Receita de Sucesso 2017. Trata-se de uma metodologia desenvolvida por uma equipe de especialistas em gestão empresarial do Sebrae-SP, que apresenta soluções com temas específicos para o segmento da Alimentação Fora do Lar (bares, restaurantes e lanchonetes), assim como novos conhecimentos e atualização das informações vitais para o sucesso da gestão dos pequenos negócios deste segmento.

Para abrir o evento, o consultor Sérgio Molinari, da Food Consulting, abordará o tema “Evolução e as perspectivas do mercado de food service”. Ele falará sobre lições de outros países no período pós-crise e sobre as mudanças de comportamento e a importância da experiência de consumo neste mercado.

Conduzir um restaurante não é tarefa fácil e são inúmeras as questões que podem influenciar em seu desempenho. Uma ferramenta de autoavaliação das empresas foi desenvolvida pelo Sebrae, considerando 12 fatores-chave de sucesso em bares e restaurantes. A experiência será apresentada pelo consultor credenciado ao Sebrae-RN, Márcio Basso.

Na oportunidade, a analista técnica do Sebrae-RN, Ana Ubarana, apresentará o portfólio de soluções do Sebrae-RN com a programação do Receita de Sucesso 2017, onde estão previstas capacitações em Manipulação Segura de Alimentos, Marketing Digital para Bares e Restaurantes, Workshop de Engenharia de Cardápio e Workshop de Redução de Desperdícios.

Outras capacitações serão a Implementação de Boas Práticas de Fabricação, Elaboração de Fichas Técnicas e Valores Nutricionais, Serviços Digitais (desenvolvimento de website e planejamento de mídias sociais), Design (criação de logomarca e identidade visual, layout de ambiente) e Sustentabilidade (eficiência energética, gestão de resíduos).

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Norte (Abrasel-RN) é parceira da iniciativa e estará presente no evento, onde apresentará seus serviços para o setor de alimentação fora do lar. Vale ressaltar que o lançamento do Programa Receita de Sucesso será gratuito, contudo é necessário fazer a inscrição pelo call center do Sebrae-RN: 0800 570 000.

Roteiro serrano integrado
Uma iniciativa inédita de desenvolvimento de projeto turístico no Rio Grande do Norte a partir do envolvimento da comunidade e da sustentabilidade da região será iniciado na primeira quinzena de maio. Prefeitos e secretários de Turismo dos três municípios contemplados, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e Passa e Fica, já começaram a atuar.

 A ação, na verdade, tem sido planejada desde março de 2016, quando foi criado um grupo técnico composto por instituições e universidades para discutir o segmento de aventura como novo destino turístico para o interior do Rio Grande do Norte.
O trabalho realizado pelo Sebrae/RN para o fomento da região, que envolveu pequenos empresários locais, foi o norteador do projeto. A proposta, agora, é realizar novas atividades atreladas às exigências do Governo Cidadão, com foco na integração do turismo de base comunitária e no desenvolvimento sustentável.

Uma empresa especializada no tema já foi definida via processo licitatório. O contrato será publicado no Diário Oficial e as atividades nos municípios terão início na primeira quinzena de maio. A ação tem duração prevista de um ano e meio. Serão identificadas as carências da região, com apoio à criação de redes empresariais, valorização de produtos locais, comunicação integrada, etc.

O investimento total no projeto gira em torno de R$ 900 mil, com recursos do Governo Cidadão. A contrapartida pedida pela Setur RN aos prefeitos dos três municípios foi a logística para receber as equipes de trabalho e ajuda no envolvimento da cadeia produtiva da cidade.

Setur-RN garante Museu da Rampa
A Secretaria de Turismo do RN garante a entrega, até o final do ano, de dois importantes projetos estruturais para o setor: a ampliação do Centro de Convenções de Natal e a restauração do antigo prédio da Rampa.

As obras do Centro de Convenções de Natal estão com as fundações já instaladas. Em maio, há estimativa de conclusão da laje e início da montagem da estrutura metálica da cobertura. A ampliação acontece com recursos conveniados junto ao Ministério do Turismo, da ordem de R$ 30 milhões. Já as obras do Complexo da Rampa, reiniciadas há pouco mais de dois meses, estão 32% concluídas. Esta semana teve início a marcação do píer e foi finalizada a concretagem da primeira laje do Memorial do Aviador.
A Rampa para hidroaviões no rio Potengi foi ponto obrigatório para aviadores que atravessavam o Atlântico Sul, entre 1920 e 1940. A posição estratégica de Natal, no “cotovelo” da América do Sul, também serviu como referência durante a Segunda Guerra Mundial. Não custa lembrar que a cidade foi ponto para pouso e aterrissagem de aeroplanos e hidroaviões na Segunda Guerra Mundial, quando abrigou a maior base militar dos EUA fora daquele país.

As obras, iniciadas em 2013, se encontravam paradas desde 2014. O motivo foi a alegação da construtora responsável pela execução do projeto de que havia erro de cálculo nas vigas que sustentariam o Memorial do Aviador.

Após um período para a reelaboração da estrutura e de toda a burocracia para reavaliação do projeto e liberação dos recursos junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Caixa Econômica Federal, parece que finalmente o Museu da Rampa vai virar realidade.

Turismo luso-brasileiro em alta Após o Brasil se tornar o mercado emissor que mais cresce no Turismo em Portugal, além de bater o recorde na hotelaria do país, os portugueses “retribuíram” o bom momento. Segundo o Banco de Portugal, os gastos turísticos em terras brasileiras tiveram crescimento de 22,8% no primeiro bimestre do ano, o que representa aumento de cerca de 4,23 milhões de euros. Ainda de acordo com o banco, dos 13 principais destinos visitados pelos portugueses, o Brasil foi o quarto com maior aumento percentual, atrás apenas da Irlanda, com 39,2%; Luxemburgo, com 28,8%; e Bélgica, com 26,4%. Isto é, o líder fora da Europa.

Em questão de valores, o Brasil foi o quinto país com maior aumento de gastos turísticos por portugueses. Em euros, ficaram na frente Espanha, com 21,57 milhões; o Reino Unido, com 9,97 milhões; França, com 9,24 milhões; e Bélgica, com 4,53 milhões.

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