Receita Federal espera envio de mais 75 mil declarações do IR no Estado

Publicação: 2020-06-27 00:00:00
A+ A-
Até as 16h25 desta sexta-feira (26), a Receita Federal recebeu 260.767 declarações de Imposto de Renda (IRPF) no Rio Grande do Norte. O total representa 77,61% do número esperado para o Estado, a quatro dias para o fim do prazo. Declarações podem ser entregues até  às 23h59min59s, horário de Brasília, da próxima terça-feira (30).

Em escala nacional, já foram entregues 25.057.764 declarações. A expectativa é de que sejam transmitidas 32 milhões em todo o Brasil, 336 mil exclusivos de contribuintes potiguares.

Para o contribuinte obrigado a apresentar a declaração do IPRF, que não a fizer até a próxima terça-feira (26), será cobrada uma multa por atraso na entrega. O valor da multa é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devida. 

O termo inicial será o primeiro dia subsequente ao fixado para a entrega da declaração, e o termo final, o mês da entrega ou, no caso de não apresentação, do lançamento de ofício.

A Receita Federal em Natal alerta ainda que o contribuinte que estava obrigado a declarar, caso não o faça, o CPF fica com o status “pendente de regularização”, sendo impedido de tirar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa, dentre outras situações que prejudicam a vida financeira do contribuinte.

Para quem tiver dúvidas ou dificuldades no preenchimento da declaração, a Receita Federal informa que as orientações sobre a Declaração do IRPF 2020 estão disponíveis no site do órgão.